Header Ads

Saiba mais sobre a Auriculoterapia



A auriculoterapia é um sistema independente da acupuntura e especialidade dentro da Medicina Chinesa. A aplicação atual da auriculoterapia não se restringe apenas ao tratamento das enfermidades através dos pontos auriculares, este sistema tem-se desenvolvido em relação ao diagnóstico em muitas patologias. Através da auriculoterapia podem ser tratadas cerca de 200 enfermidades, entre as quais estão: enfermidades de carácter funcional, enfermidades de caráter neurótico e psicótico: cefaleias, neurastenia, insônia e dor, etc.

A auriculoterapia é provavelmente um dos mais antigos métodos terapêuticos praticados na China. Este microsistema já era referido nos textos antigos como o Huang Ti Nei Jing, onde se relata a estreita relação do pavilhão auricular com o resto do corpo

Os pontos auriculares são pontos estimulantes específicos no ouvido. De acordo com conceitos antigos da Medicina Tradicional Chinesa, quando ocorrem distúrbios nos órgãos internos ou em outras partes do corpo, várias reações podem aparecer nas áreas correspondentes do ouvido, tais como sensibilidade, diminuição da resistência elétrica cetácea, alterações morfológicas e descoloração. Portanto, esses locais também são referidos como pontos sensíveis, pontos condutores ou pontos reflexos.

Assim, esses fenômenos podem ser levados em consideração e o estímulo destas regiões sensíveis serviria para prevenir e tratar doenças.A terapia de acupuntura auricular tem sido usada há muito tempo na China. Patologias que afetam a saúde física, mental ou emocional do paciente podem ser consideradas tratáveis pela estimulação da superfície da orelha.

Para que serve auriculoterapia?

Serve como um tratamento complementar para aliviar sintomas relativos a problemas de saúde como dores crônicas, dores agudas, depressão, ansiedade, crises psicológicas, tratamento de vícios, obesidade, enxaqueca, insônia, tensão muscular, dentre outros.

Não é uma cura imediata, e sim um tratamento progressivo que, em paralelo aos tratamentos básicos de cada condição de saúde, acelera os efeitos. Pode ser feita em crianças, jovens, adultos e idosos, sem restrições.

Benefícios da auriculoterapia

  • Rapidez e eficácia na melhora de várias condições de saúde;
  • Contribui para tratamentos de condições físicas e psicológicas;
  • Pode ser um método alternativo de tratamento para fugir de medicamentos fortes, como antidepressivos e até anticonvulsivos; consulte o médico para confirmar a substituição, varia de caso para caso;
  • Método que melhora a energia da pessoa, reduzindo desde cansaço físico a psicológico;
  • Método alternativo que ajuda a emagrecer;
  • Método saudável sem efeitos colaterais.

Auriculoterapia funciona?

Sim, pode acreditar. Pode parecer um método meio surreal que através de pontos na orelha o corpo busque mais equilíbrio, mas é muito verdade.

Prova disso é que a Organização Mundial da Saúde reconhece a auriculoterapia e acupuntura de outras regiões com eficiente no tratamento complementar de diversas condições de saúde.

Claro que há limites, como dores crônicas ou casos inoperáveis mais graves, por exemplo, onde os alívios de sintomas são temporários e voltam em pouco tempo.

Auriculoterapia dói?

A aplicação das agulhas finas nas orelhas é indolor! Mas não se preocupe, pois se você tem fobia de agulhas, saiba que nem todo método de auriculoterapia é feito com agulhas, e sim com fixação de sementes ou outros objetos específicos.

Com as agulhas, pode haver um incômodo ou outro, mas é considerado um tratamento suportável por 90% das pessoas; o restante sente incômodo e compara a dores por conta do seu próprio nível de sensibilidade a sentir dor.

Auriculoterapia para emagrecer

A ansiedade é uma das principais causas do ganho de peso na vida das pessoas, pois causa distúrbios alimentares como comer demais e até problemas digestivos.

E a ansiedade é justamente uma área que a auriculoterapia ajuda a tratar, e isso pode ajudar muito no seu plano de perda de peso.

Mas vá com calma, pois auriculoterapia não emagrece diretamente, e sim complementa sua rotina de alimentação balanceada e exercícios físicos, os quais nunca podem faltar para quem tem esse objetivo de emagrecer com saúde.

Principais pontos da auriculoterapia

Cada ponto estratégico na orelha é relativo a algum ponto de equilíbrio de alguma condição de saúde em nosso corpo. Confira abaixo os principais pontos mais comuns em tratamentos:

Principais pontos da auriculoterapia

Como é o Tratamento da Auriculoterapia

A auriculoterapia constitui da pressão de determinados pontos correspondentes da região da orelha. Essa pressão pode ser realizada através de agulhas de acupuntura, laser e esferas magnéticas.

O tratamento com Auriculoterapia trata-se da aplicação de sementes em pontos específicos da orelha que ficam presas por adesivos, oferecem excelentes resultados, são práticas, baratas e ainda favorecem as pessoas que sofrem por medo da aplicação de agulhas na pele.

Aprenda Auriculoterapia!

Ao adquirir o Curso Completo de Auriculoterapia Online, você aprenderá a tratar diversas patologias, promovendo o bem-estar dos seus pacientes.  este curso dispõe de 67 videoaulas (incluindo um índice terapêutico com mais de 32 patologias!) Clique aqui e saiba mais!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário