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Cross Training para corredores





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O Cross Training para corredores refere-se à combinação de exercícios que trabalham diferentes partes do corpo.É frequente uma atividade em particular trabalhar certos grupos musculares, e outros não, o cross training tem por objetivo eliminar isto. Por exemplo, a corrida, é um excelente exercício para desenvolver a capacidade aeróbia, e faz um uso prolongado dos grandes grupos musculares das pernas. Um corredor poderá depois levantar pesos para fortalecer o tronco, coisa que a corrida não faz.

Ao combinar diferentes modos de exercício, evita que os mesmos grupos musculares e articulações sejam solicitados repetidamente da mesma forma. Como consequência, tende a reduzir a probabilidade do seu corpo ser agredido pelo o excesso exercício.

Além disso, foi mostrado também que pode ter um efeito muito positivo sobre a adesão dos indivíduos a longo prazo para um tipo específico de actividade.

Benefícios

• Reduz a falta de motivação para o exercício;

• Permite-lhe ter flexibilidade com os seus programas de treino e necessidades (se a piscina está fechada, pode ir dar uma corrida);

• Produz um nível superior de capacidade geral;

• Melhora o nível de todo o corpo, não apenas alguns grupos musculares;

• Reduz o risco de lesão;

• Trabalha alguns músculos enquanto outros descansam e recuperam;

• Por vezes consegue continuar a treinar enquanto lesionado;

• Melhora a sua agilidade, skills e equilíbrio.

Para Atletas:

Acelera a recuperação pós fratura

O cross training pode muitas vezes, ajudar a corrigir o problema, e com isso, abreviar o retorno do atleta à atividade. É um exemplo a contribuição da musculação para a melhora de inflamações.

Aumenta a resistência aeróbica

A principais atividades sugeridas para serem alternadas com o treino principal são aeróbicas, como natação, ciclismo e a própria corrida. Mas também podem ser realizados treinos de resistência de baixa intensidade, como o pilates.

Aumenta a potência

Estudos comprovaram que a utilização de exercícios de salto (pliométricos) pode aumentar a capacidade de explosão na corrida.

Aumenta a eficiência

Alguns exercícios, ou simples movimentos, melhoram nosso potencial de execução da atividade , ou seja, nossa capacidade de realiza-a exigindo menos dos músculos e articulações. Um deles são os alongamentos dinâmicos, que imitam a maneira como essas estruturas corporais se comportam durante a atividade, preparando-as melhor.

DICA PARA PROFISSIONAIS

Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo) - Este conteúdo foi elaborado como auxílio para acadêmicos e professores de Educação Física que pretendem trabalhar com seus alunos e clientes, podendo ser individualmente ou na parte coletiva , com atividades físicas voltadas para a promoção de bem estar, saúde, emagrecimento e ganho de massa muscular. Saiba mais clicando aqui!

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