Header Ads

O que você vai estudar na Educação Física?

  Resultado de imagem para educacao fisica escolar

O curso superior de Educação Física tem duração média de 4 anos e inclui, em seu currículo, matérias nas áreas de Biológicas como Anatomia, Fisiologia e Ortopedia, além de Estatística, Administração, Economia e Desenvolvimento Motor. Além do estágio obrigatório, algumas escolas exigem o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Ao final do curso, o bacharel em Educação Física está habilitado para trabalhar em clubes, academias, centros esportivos, empresas, planos de saúde, hotéis, condomínios e qualquer espaço de realização de atividades físicas.
Para lecionar nos ensinos fundamental e básico, entretanto, é necessário o diploma de licenciatura em Educação Física.

A formação em Educação Física apresenta duas áreas distintas de habilitação: a licenciatura e o bacharelado.  Você encontrará, em ambas, matérias de ciências biológicas e outras mais específicas de cada uma das áreas. Você estudará anatomia, fisiologia, treinamento desportivo, reabilitação neuromuscular e cardiovascular, gestão e empreendedorismo, psicologia do esporte, esportes de aventura, pedagogia, entre outras disciplinas, dependendo da habilitação escolhida.

A diferença é simples: a licenciatura forma professores que atuarão nas escolas de educação infantil, do ensino fundamental e médio. Por isso, esses alunos terão na grade curricular disciplinas ligadas ao processo pedagógico.

Já o bacharelado qualifica o profissional para atuar em diferentes áreas da atividade física e esportiva, sempre com o objetivo de promover um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

Áreas de atuação do profissional de Educação Física

O profissional de Educação Física pode trabalhar com:

• Condicionamento físico
Auxiliando na realização de exercícios individuais como personal trainer, ou em clubes, academias de ginástica ou empresas para melhorar a saúde física das pessoas.

• Performance
Orientando atletas e equipes esportivas nos treinos e preparação para competição, de forma individual ou como parte de equipes multidisciplinares compostas por médicos, psicólogos e fisioterapeutas, entre outros profissionais.

• Ensino
Dando aulas nos ensinos fundamental e médio (desde que tenha licenciatura em Educação Física)

• Recreação
Coordenando atividades recreativas a hóspedes em hoteis e navios, ou associados de spas, clubes e condomínios

• Grupos especiais
Instruindo e acompanhando gestantes, idosos, adultos e crianças deficientes, cardíacos e doentes

• Terceiro setor
Desenvolvendo e implantando projetos sociais através do esporte

• Turismo ecológico
Coordenando atividades ao ar livre, como rapel, escalada, trekking, montanhismo, exploração de cavernas, entre outras

A atualização dos estudos na Educação Física pode ser através de Cursos Online, Ebooks, Apostilas de Atividades, Artigos Científicos...
Tem mais dúvidas que não apresentamos aqui? Compartilhe conosco para abrir novas discussões.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário