Header Ads

Futebol como ferramenta de formação




O futebol pode desenvolver na criança as capacidades de se sociabilizar, entender e respeitar regras, além de compreender o significado de trabalho em equipe e esforços para atingir resultados, podendo os tornar cidadãos críticos, questionadores. Apesar do esporte ser praticado como distração com as crianças, a prática milenar (que existe desde o século II) pode ser recomendada para o desenvolvimento pedagógico dos pequenos e ajuda a ensinar alguns aspectos de formação aos filhos.

A única desvantagem fica por conta da sobrecarga psicológica, que é desenvolvida pela pressão que os responsáveis e professores podem depositar sobre as crianças. O ideal é que as crianças pratiquem o esporte, sem compromisso até os 11 anos. Assim, os pequenos têm um entendimento melhor das regras do jogo, sem se comprometer fielmente a uma carreira, ou um futuro de adulto - é sempre importante lembrar que apesar de talentosas, crianças ainda são crianças.

A formação desportiva é um processo global, que visa o desenvolvimento de um conjunto de capacidades específicas de futebol, a criação de hábitos desportivos, bem como a aquisição e partilha de um conjunto de valores e responsabilidade, cooperação e solidariedade, para a formação global dos atletas.

Um treinador de formação deve saber que treinar é educar, é intervir de forma intencional e organizada na orientação da criança/jovem enquanto atleta e enquanto membro de uma sociedade. 

O sucesso em um processo de formação de atletas, futuramente, dependerá de vários fatores, como o respeito as etapas de desenvolvimento motor do jogador, planejamento e metodologia adequada, realizada por profissionais qualificados. Oferecer ampla base técnica e coordenativa, apoio estrutural e social, estimulando também o aspecto ético, intelectual, emocional e cultural, formando jogadores pensantes, e não meros executores.

Para o professor que quer usar o futebol como ferramenta pedagógica, é importante estar atento a todos os aspectos que envolve o ensino. O Curso de Formação em Futebol 1.0 tem um excelente conteúdo e u ótimo custo benefício. Clique aqui e conheça os módulos do curso.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário