Header Ads

VO2max e a Corrida



O VO2 Máx. é de importância para todos os tipos de adeptos do esporte que desejam conhecer mais o seu corpo e ter assim uma melhor performance no asfalto. Conhecendo o seu potencial respiratório, será mais fácil descobrir o seu limite e os melhores treinos para aumentar o desempenho.

O VO2 Máx. é o consumo máximo de oxigênio que o atleta pode captar e transportá-lo para a corrente sanguínea, sendo assim, quanto maior a quantidade de oxigênio absorvida, maior a capacidade respiratória do atleta. O VO2 Máx. é como um motor de um carro, em que existem vários tipos de potência, como 1.0, 2.0 etc, pegando assim o combustível e transformando em energia.

O condicionamento físico ideal para a saúde e participação em provas desportivas, como a corrida, deve atender algumas exigências relacionadas às capacidades motoras em seus níveis satisfatórios.

Assim, por exemplo, é desejável que o corredor apresente um nível razoável de força e resistência nos músculos do tronco e membros superiores e inferiores, bem como uma capacidade cardiovascular e respiratória suficiente para cumprir as tarefas da preparação para as competições.

Um dos aspectos mais importantes a serem considerados em uma avaliação física destinada aos corredores é o nível do seu condicionamento aeróbico, que pode ser determinado pela medida e avaliação do consumo máximo de oxigênio ou VO2max.

De modo simples, podemos dizer que o VO2max representa a capacidade orgânica em absorver, transportar e utilizar o oxigênio do ar atmosférico para a produção da energia via aeróbia, o que torna possível que os músculos trabalhem durante um prolongado período de tempo.

Essa capacidade orgânica, que também podemos chamar de resistência aeróbia, é fundamental para o sucesso nas corridas de fundo, sendo o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento o principal aspecto da preparação do corredor ao longo dos anos.

Independente de qual o teste para medir capacidade de VO2 max seja usado ou  seja o melhor, o objetivo de qualquer teste é trazer informações sobre o estágio em que se encontra o corredor e, a partir disso, proporcionar um modo seguro para determinar o seu rendimento nos treinos e competições.

O teste de VO2max poderá ser realizado a cada 8-10 semanas, sempre com a intenção de verificar o nível de condicionamento aeróbico e a evolução do mesmo durante um período da preparação, além de importante ferramenta para determinar os valores (intensidade e quilometragem) que serão utilizados no treinamento.

O corredor, em qualquer situação de treinamento, deverá estar com a saúde em dia (exames médicos atualizados) e, se possível, ser orientado por um profissional da Educação Física, que saberá conduzi-lo de modo seguro e eficaz.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário