Header Ads

Paratletas testam cadeira de rodas inovadora


Uma cadeira de rodas inovadora, de baixo custo, e que pode melhorar a qualidade de vida de pessoas com paraplegia ou tetraplegia passará por testes na segunda-feira, dia 10, às 14h30, no Ginásio Central do Centro de Educação Física e Esporte da UEL (CEFE). Os convidados para realizar os testes são os paratletas da equipe de basquete de cadeira de rodas que treina na UEL.

Resultado de uma pesquisa desenvolvida por professores e alunos do Departamento de Engenharia Elétrica da UEL, a cadeira é movida por sopro e sucção e pode ser utilizada por pessoas que tenham perdido a mobilidade e as funções superiores dos braços e mãos. Trata-se ainda de um protótipo, mas já em condições de uso. O teste servirá para validar o produto, para que possa ter seu registro de patente finalizado, e a tecnologia possa ser transferida para empresas que tenham interesse em fabricar o produto em escala comercial. Um dos diferenciais é justamente o baixo custo, se comparado a produtos importados. Outro é a inovação, pois não se fabrica com tal tecnologia no Brasil.

A cadeira representa o resultado de uma pesquisa que teve início em 2001, com o professor Walter Germanovix, do curso de Engenharia Elétrica. Com o tempo, o projeto cresceu, agregando mais professores e alunos, com financiamento da Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (SETI) e, depois, da Fundação Araucária.

A coordenadora do projeto é a professora Silvia Galvão de Souza Cervantes, de Engenharia Elétrica. Participam sete professores, e cerca de 15 alunos de graduação (Iniciação Científica) e pós-graduação (Mestrado) já passaram pelo projeto.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário