Header Ads

Dicas para se passar da caminhada para a corrida

http://www.agapem.org.br/arquivos/caminhada.jpg

Quando um sedentário começa a fazer uma atividade física, geralmente começa pela caminhada. E como o brasileiro está procurando cada vez mais introduzir a atividade física na sua rotina diária, ela surge como aliada nesse processo.

A progressão da caminhada é a corrida, quando, geralmente, o praticante "se empolga" e começa a querer testar seus limites. A corrida é uma atividade saudável e simples. Segundo uma pesquisa divulgada na VEJA, 40% das pessoas que ingressam em programas de corrida conseguem transformar o sonho em realidade, ou seja, passar da caminhada para corrida. Os outros 70% acabam desistindo por falta de estímulo ou orientação adequada, o que muitas vezes acarretam em lesões. Este treinamento deve ser personalizado, realizado por um profissional capacitado.

Veja algumas dicas para quem quer começar a dar os primeiros passos na caminhada e para aqueles que desejam passar da caminhada para a corrida.

1. Consulte seu médico - Avise-o que você quer caminhar para um dia correr.

2. Procure um profissional capacitado -  Liberado pelo médico busque orientação de um treinador de corridas, formado em Educação Física.

3. Faça exames - Realize exercícios de prevenção para desenvolver pernas capazes de suportar o agradável impacto da corrida, evitando lesões futuras.

4. Siga o treinamento proposto - Siga a planilha não apenas como participante. Aprenda em cada sessão de treino a desenvolver a percepção do esforço e a consciência do movimento.

5. Começa o ambiente - Visite um evento e ingresse na caminhada que normalmente é realizada junto com a corrida para sentir o gostinho da sua futura prova.

6. Observe a sua mecânica - Caminhe com elegância. Compare sua caminhada com a de outras pessoas e quando começar a correr faça o mesmo. Ouça seu corpo e siga o seu feeling sempre.

Para perceber a evolução no resultado da atividade física esta deve ser de no mínimo 3 vezes na semana, durante pelo menos três meses ininterruptos. Na corrida não é diferente. Muitas pessoas iniciam caminhando no primeiro mês intervalando gradativamente alguns trotes durante os treinos, este processo já transformou muitos caminhantes em grandes corredores.

Quem está iniciando um programa de treinamento deve ter a ciência de que a evolução é progressiva, exige muita disciplina e paciência, pois são pequenos passos que vão atravessar grandes distâncias.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário