Header Ads

10 mandamentos para o Treinamento Funcional







Quando se fala em treinamento funcional as pessoas logo associam ao treinamento em bases instáveis, principalmente a bola suíça, bom aqui vão os 10 mandamentos do treinamento funcional, a partir deles tirem suas próprias conclusões, só estarei postando no blog agora em 2011, portanto um excelente natal a todos vocês e que 2011 seja um ano cheio de conquistas para todos nós, e fica ai uma frase para vocês utilizarem em 2011, "Quem nunca arrisca, está arriscando muito mais" Luigi Cani.

1. Pense nos seus músculos como ferramentas e não troféus. Seu treino não deve se restringir a puxar e empurrar. Levantar, rodar, saltar e correr também fazem seu corpo se tornar mais inteligente e funcional.

2. Treine o centro antes das extremidades. Fortaleça o CORE (região Lomo-Pélvica-Quadril) porque é a partir dessa região que o corpo gera estabilidade e produz força.

3. Qualidade de movimento é o ponto de partida. Todos os exercícios devem ter como meta uma execução limpa, eficiente e boa postura.

4. Treine mais na posição em pé do que sentado ou deitado. Quando o movimento parte do chão e você está em pé, as forças produzidas envolvem o corpo todo, da mesma forma em que ele é exigido na vida real.

5. Seu programa de treino deve ser global. Força, Equilíbrio, Velocidade, Resistência, Agilidade, Potência, Mobilidade e Flexibilidade são qualidades físicas que sempre devem ser estimuladas.

6. Você é tão forte quanto seu elo mais fraco. Tornar seu corpo mais equilibrado entre o lado direito e esquerdo, a cadeia anterior e posterior, a extremidade superior e inferior vai ter um impacto positivo sobre todos seus objetivos.

7. Respeite seus limites, mas aceite o desafio. Você aproveita pouco do seu real potencial de movimento, use cada sessão de treino para conhecer seus limites e vencê-los, seja você um atleta de alto nível ou alguém que está iniciando um programa de condicionamento, sempre existe espaço para o progresso.

8. Use o corpo de forma integrada e não isolada. Envolva todo Sistema Neuro-Muscular em atividades onde se busca sinergia sempre.

9. Um programa de treinamento funcional eficiente vai além do treino. Além de boas sessões de condicionamento, comer, dormir e se recuperar com qualidade são fundamentais.

10. Se divirta. Faça do seu treino seu playground, acreditar no que se faz e se divertir fazendo é o que gera resultados a curto, médio e longo prazo.



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Você não pode perder:

Entre nos grupos de WHATSAPP
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Tecnologia do Blogger.