Header Ads

Video: como usar a dermatoglifia?


Dermatoglifia nada mais é do que um método científico no qual se estuda as impressões digitais (ID). Através deste método é possível verificar as potencialidades genéticas de cada indivíduo como, por exemplo, aptidões esportivas e também detectar patologias no desenvolvimento.

Este método é mais utilizado na área do desporto, para descobrir talentos e analisar suas qualidades físicas direcionando o atleta, por exemplo, para a área em que tem maior potencial. Este direcionamento é feito através do estudo dos desenhos das digitais, onde cada desenho tem um significado.

digitais-arco ARCO: muita força, porém seu ponto fraco é a coordenação motora.

presilhas PRESILHA: velocidade e explosão.

digitais-verticilo VERTICILO: prevalência de força, velocidade e resistência.

Este estudo acontece da seguinte forma: coleta-se as ID’s dos dez dedos das mãos e verifica-se o desenho que as linhas formam (Arco, presilha ou verticilo), o índice delta que é a coerência das linhas que formam o tipo de desenho, além de contar a quantidade de linhas de cada desenho. São estes fatores que determinam a predominância do tipo de fibra muscular.

Você sabe aquelas perguntas as quais nunca tem a resposta? Como por exemplo, por que você cansa muito rápido quando pratica atividades aeróbicas? Ou por que as respostas aos seus treinamentos não são iguais aos de seu amigo apesar dos treinos serem iguais? A reposta está nas fibras musculares, pois cada corpo reage de maneira diferente ao estímulo ou treino, de acordo com a fibra muscular predominante.

Basicamente, existem dois tipos de fibras musculares: as fibras musculares lentas ou vermelhas que são caracterizadas pela predominância da resistência e as fibras musculares rápidas ou brancas que são caracterizadas pela capacidade de gerar muita força e velocidade, mas seu ponto fraco é a rápida fadiga.

Depois de descobrir o tipo de fibra muscular predominante, será possível prescrever o exercício mais indicado ou também pode contribuir para a escolha do esporte em que você poderá ter mais sucesso. Exemplificando: se você possuir uma predominância de fibras lentas, o exercício mais indicado deverá ser o aeróbio, pois o seu forte é a resistência, com isso os esportes mais indicados seriam provas de longa duração como maratonas, travessias e corridas, além de treinar seu ponto fraco que é a força. Se você possuir predominância de fibras rápidas, musculação seria mais indicado, pois ganha força e hipertrofia muito rápido. Dentro do esporte o melhor seria a escolha de alguma modalidade que envolva explosão (força e velocidade), provas de natação e corridas de velocidade em curta distância, saltos e lançamentos, por exemplo. E é claro não deixar de treinar seu ponto fraco que é a resistência.

Concluindo, esta informação é de suma importância, pois através da dermatoglifia verificam-se seus pontos fortes e fracos, auxiliando na prescrição dos exercícios mais indicados os quais seu corpo responderá melhor. Dessa forma, os treinos serão mais prazerosos e eficazes e os resultados serão mais rápidos deixando-o muito mais motivado para a prática de atividades físicas.

Muitas pesquisas já foram e estão sendo realizadas, e a maioria conclui que a dermatoglifia é de grande importância para identificar o perfil do atleta e indicá-lo para a modalidade mais adequada. E dessa forma contribui para a descoberta de novos talentos para os diversos esportes brasileiros de alto rendimento.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .