Header Ads

A importância da preparação tática no desempenho técnico em equipes de voleibol

Peneira online | Voleibol Feminino - Esporte Clube Pinheiros 

 

A Educação Física Escolar nos possibilita praticar várias atividades, jogos e brincadeiras. Com ela podemos desenvolver habilidades motoras e capacidadesfísicas, fundamentais para o desenvolvimento global dos seres humanos. Esta  atividade também, de preparar os seres humanos para a prática de habilidades específicas, como por exemplo, a prática desportiva.

A Educação Física sempre fez parte das vivências pessoais durante a fase escolar o que me levou a escolher esta área como futura profissão. As modalidades esportivas sempre foram as atividades de preferência tanto para a prática pessoal como para acompanhar competições em nível amador, juvenil e profissional dos esportes, principalmente o vôlei, o futebol e o basquete.

Com a prática e o conhecimento teórico adquirido durante a formação, conseguimos ampliar os conhecimentos sobre a aprendizagem, aperfeiçoamento e treinamento dos diferentes esportes. O voleibol, por tê-lo praticado, foi a modalidade que mais identifiquei e será o foco deste estudo. O voleibol, atualmente vem se tornando um esporte cada vez mais popular e transformando-se numas das paixões nacionais. Desta forma, o interesse em conhecer as características do jogo e de seus praticantes vem aumentando entre os professores, técnicos e pesquisadores da área.

As questões que surgem quando queremos estudar o voleibol é: como o jogador tem evoluído na sua habilidade técnica e na preparação física? Quais modificações surgiram na tática do jogo? Como ocorre o processo de aprendizagem desta modalidade? Quando iniciamos a investigação em uma modalidade encontramos autores tais como Ribeiro (2004), Bojikian (1999) e Borsari (2001), que apresentam claramente o histórico do esporte, o objetivo, a dinâmica do jogo, as alterações que ocorreram nos últimos anos, tanto em nível técnico e tático quanto da preparação física dos jogadores de voleibol. Neste estudo estaremos enfocando prioritariamente a organização tática desta modalidade.

A preparação tática é definida por Ribeiro (2004) como o comportamento adotado por uma equipe em um determinado momento do jogo. Sendo que esta pode ser dividida em tática individual e coletiva, que necessita de um ótimo desempenho técnico dos jogadores em relação aos fundamentos do jogo de voleibol: saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa. Entendendo que este tipo de preparação envolve a definição do posicionamento dos jogadores em quadra em ações de ataque e defesa, podemos
afirmar que ao assistirmos um jogo estamos constantemente observando este confronto tático das equipes, sempre com o objetivo de colocar a bola na quadra adversária, finalizando um ponto, objetivo principal desse esporte. A evolução técnico-tática de uma equipe não surge de imediato. Dentro do processo pedagógico do ensino deste esporte verificamos que a evolução tática esta diretamente associada ao desempenho técnico dos jogadores. Portanto uma equipe com jogadores, com baixo nível técnico, não poderá utilizar sistemas táticos mais complexos, visto que tais sistemas dependem da precisão e constância no nível de execução dos jogadores, o que não verificamos nos aprendizes.
 
Fruto desta preocupação a questão que surge para o estudo é: quais são os sistemas táticos utilizados por diferentes equipes? A escolha do sistema tático da equipe está de acordo com o nível de desempenho dos jogadores? Estimulados por estas questões decidimos ir a campo para analisar a organização tática das equipes, masculinas e femininas, participantes de uma competição oficial da Secretária de Esportes e Cultura do Estado de São Paulo. A  partir da análise da filmagem dos sets, observamos os sistemas ofensivos e defensivos, bem como relacionamos ao resultado da equipe no set observado, vencedor ou perdedor. Assim, pudemos também relacionar com o desempenho técnico dos jogadores da equipe e se estes estavam condizentes com a meta da organização tática.

Veja o artigo completo

 Acesse o blog sobre Voleibol Educacional



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário