Header Ads

Função do Fisiologista no Esporte








O fisiologista é um dos personagens que fornece à comissão técnica uma ferramenta precisa para a prescrição do treino, respeitando os limites de cada atleta seguindo os objetivos, necessidades, limitações e fases do treinamento.

Objetivo do fisiologista é qualificar o trabalho da comissão técnica, levando em conta a individualidade de cada atleta.

 A fisiologia vem contribuindo com a evolução do esporte em geral, atuando com mais liberdade e superando os limites laboratoriais. Ele conta que é parte do papel do fisiologista informar sobre controles de cargas internas (composição corporal e controle de peso diário, hidratação, comportamento de frequência cardíaca, detecção de limiares, biomarcadores etc) e de cargas externas (percepção subjetiva de esforço, volume total de treino, velocidades máximas e médias, deslocamentos, ações totais e espaço utilizado em campo detectados por meio de um GPS).

O objetivo da fisiologia não é só quantificar, mas, sim, qualificar o trabalho proposto pela comissão técnica. A participação de uma equipe interdisciplinar composta por nutricionistas, psicólogos, preparadores físicos e técnicos é essencial para que o time alcance o sucesso. No começo, a relação (do fisiologista com a comissão técnica) era voltada apenas para a preparação física. Agora, aproveitando o melhor conhecimento e interesse dos profissionais que atual nos esportes, a relação com todos os elementos da comissão técnica foi facilitada em alto nível de discussão tanto com o preparador físico como com o técnico, o nutricionista, o fisioterapeuta etc.

O fisiologista vem agregar valores, conhecimentos e apoio aos demais membros da comissão técnica, contribuindo para um trabalho eficiente, principalmente por estar à disposição para novas ideias, métodos e projetos que vislumbrem a constante evolução do atleta e do esporte


Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.