Header Ads

Como fazer um plano de aula para Educação Física


Sempre que precisei fazer planos para minhas aulas de Educação Física,  foquei em três perguntas básicas que estão, até hoje, na minha cabeça sempre que tenho que planejar uma aula: Qual é a minha intenção? O que eu pretendia com a aula? Quais eram os meus objetivos?"
Vale lembrar que o  planejamento das aulas é fundamental no processo de aprendizagem dos alunos. Além de orientar e organizar o trabalho em sala de aula, é também um momento de aprendizagem do professor, pois leva à pesquisa, ao estudo e à reflexão. Sem planejar, não sabemos onde queremos chegar e nem os melhores caminhos a percorrer.

Ao longo dos anos, meus planos de aula de Educação Física foram se transformando, ganhando mais qualidade, se ampliando, mas a estrutura básica permanece a mesma, separada em objetivos, conteúdos, tempo estimado, material necessário, desenvolvimento e avaliação.
Podem parecer óbvios, mas itens como "ano" e "disciplina" nos ajudam o professor a se organizar melhor: será que estou priorizando determinada disciplina em detrimento de outra? Será que os objetivos de aprendizagem estão adequados ao nível em que meus alunos se encontram?
Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera que os alunos aprendam? Quais habilidades precisam ser desenvolvidas?

Os objetivos e conteúdos devem ser articulados, pois relacionam-se entre si. Segundo César Coll, os conteúdos se agrupam em conceituais, procedimentais e atitudinais, ou seja, o que os alunos devem saber, fazer e ser.
Conceituais – Aprender a conhecer (conhecimento e diferenciação entre conceitos, informações, princípios, etc). Compreender, analisar, refletir, comparar, etc.
Procedimental – Aprender a fazer (O aluno experimenta, realiza ações na busca do conhecimento, etc.). Escrever, ler, desenhar, usar técnicas, etc.
Atitudinal - Aprender a ser (relacionados aos comportamentos esperados dos alunos). Cooperar, ser solidário, respeitar, etc.

No final do plano, deixe um espaço para a sua avaliação. Depois de todo o trabalho, como você irá saber se atingiu o objetivo proposto? Quais os métodos que você irá utilizar para avaliar se os alunos realmente aprenderam o conteúdo? É exatamente aqui que você deve incluir esse tipo de informação.
Para facilitar a sua vida, indico o TOP 100 Educação Física Escolar - 100 planos de aulas + 100 atividades. Sao 100 planos de aulas com diferentes assuntos e ainda acompanha 100 atividades para compor esses planos de aulas. Clique aqui e saiba mais!




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário