Header Ads

8 benefícios da prática esportiva



Atividades físicas fazem bem para o corpo e para a mente. Isso não é nenhuma novidade.

 Um dos benefícios mais cobiçado por quem busca a prática de esportes é o bem estar com a imagem, a mudança do corpo. A atividade física proporciona modificações deixando o corpo mais forte, saudável e também conquistas proporcionadas pelo esporte dando maior confiança,  que interfere muito na autoestima do praticante.

Quem pratica esporte garante que: a atividade física é a inimiga número um da preguiça. Durante a prática, a atividade física se torna cansativa, porém, depois do seu término, o efeito é o inverso, sobra disposição para o trabalho e lazer. Durante qualquer atividade física o cérebro libera "endorfina", que é o hormônio responsável por diminuir o estresse, deixando o corpo mais relaxado.

Leia sobre outros benefícios da pratica de esportes.

1 – Faz bem para o corpo e mente

A prática esportiva tem o potencial de atingir o ser humano em sua totalidade, causando efeitos positivos no organismo, no aspecto físico e biológico do indivíduo e também para o âmbito mental e emocional.

2 – Aumenta a oxigenação do cérebro

Durante a execução do exercício físico, o organismo produz uma quantidade ainda maior de oxigênio para o cérebro. Isso ajuda a aprimorar as funções cognitivas e de raciocínio da pessoa.

3 – Estimula as atividades cognitivas

Quando se faz uma atividade esportiva, isso mobiliza uma série de capacidades e funções mentais, como agilidade, raciocínio rápido, pensamento lógico, percepção mais clara, reflexos mais rápidos, entre tantas outras.

4 – Aumenta o "colesterol bom" e diminui o "colesterol ruim"

É comprovado que fazer um esporte um pouco mais intenso e com uma certa frequência aumenta os índices de HDL ("colesterol bom") e diminui o LDL ("colesterol ruim").

Entre os benefícios da prática esportiva podemos citar um ganho na capacidade respiratória.

5 – Fortalece os ossos

A prática regular de atividades físicas auxilia na construção da massa óssea e no fortalecimento/manutenção da mesma.

6 – Melhora o sono

Quando se efetua atividades físicas, o corpo gasta mais energia e consegue, no horário adequado, ter um sono melhor.

7 – Fortifica os músculos

Os músculos são mobilizados no momento da prática esportiva, sendo um dos principais responsáveis pela movimentação do corpo. Um músculo forte e saudável garante uma melhor movimentação e menos cansaço.

8 – Aumento da capacidade cardio-respiratória

Você terá muito mais fôlego, uma capacidade pulmonar/respiratória maior. Além disso, o coração será capaz de bombear mais e melhor o sangue.

A prática de esportes proporciona um sono mais profundo e descansado, deixando o corpo mais relaxado e com disposição para o dia seguinte, mas o ideal é praticar atividades físicas pelo menos quatro horas antes de dormir, pois a elevação de temperatura do corpo pode atrapalhar o sono.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário