Header Ads

Ginástica Laboral ajudando na prática de Atividade Física








A ginástica laboral faz descontrair mentalmente o funcionário, além de preparar o corpo para o trabalho.

Esse tipo de ginástica traz como resultado a melhora na produtividade dos colaboradores e proporciona um ambiente de trabalho saudável. Geralmente, ela conta com exercícios de alongamento, controle e compensação muscular. E isso tudo com duração média de 15 minutos.

O principal objetivo da ginástica laboral é melhorar a condição física do trabalhador, trazendo saúde e qualidade de vida. Isso ocorre por meio do fortalecimento de musculaturas exigidas durante a jornada de trabalho.
O primeiro passo para que a Ginástica Laboral seja melhor compreendia e aceita tanto pelos empregados quanto pelos empregadores é ter bem definido seus objetivos e implicadores. É significamente importante fazer a distinção entre a ginástica laboral e atividade física, pois essas duas práticas caminham paralelas, mas se diferem no que diz respeito aos objetivos, materiais e métodos.

Muitas empresas já aderiram a incentivadores de atividades físicas, elaborando programas de prática de esportes ou atividades que levem a um dispêndio de energia e movimentação da musculatura. Essas atividades podem ocorrer dentro ou fora da empresa, conveniados com academias ou outros centros esportivos, a fim de prevenir doenças degenerativas, principalmente as doenças coronarianas, hipertensão, estresse, obesidade, melhorando a condição física e mental. Em geral, recomenda-se a prática de esportes pelo menos de duas a três vezes por semana com duração de aproximadamente uma hora.

Algumas empresas utilizam palestras de conscientização sobre atividades físicas, panfletos informativos, semanas da prevenção de doenças ligadas ao sedentarismo convênios com academias, entre outros. Esses programas também fazem parte da melhora da qualidade de vida dos trabalhadores dentro e fora da empresa e seus benefícios são muito significativos. No entanto, esses programas, não têm nada a ver com a prática da Ginástica Laboral.

Os programas de ginástica laboral tem como objetivo principal a prevenção de doenças ocupacionais, agindo de forma a contrabalançar a atividade muscular inerente ao trabalho. São realizados no próprio ambiente de trabalho, três vezes por semana ou diariamente por períodos que variam de 10 a 15 minutos, durante a jornada de trabalho, sendo ainda mais eficaz numa jornada de oito horas, ser realizada 2 vezes ao dia, antes de inicia o trabalho e no final da jornada.



Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.