Header Ads

VO2 e Limiar Anaeróbio na prescrição de atividade física



O VO2 seria a maior capacidade de oxigênio que uma pessoa consegue utilizar do ar inspirado enquanto faz um exercício físico aeróbico. Ele pode ser estimado por uma série de testes e fórmulas, mas seu valor exato só pode ser medido através do Teste Cardiopulmonar do Exercício (TCPE) também conhecido como Ergoespirometria. Ele tem uma grande importância para todos os tipos de adeptos do esporte que desejam conhecer mais o seu corpo e ter assim uma melhor performance no asfalto. Conhecendo o seu potencial respiratório, será mais fácil descobrir o seu limite e os melhores treinos para aumentar o desempenho.

O Limiar Anaeróbio ou 1º Limiar Ventilatório é o ponto do exercício no qual inicia-se o acúmulo de lactato no sangue, com consequente tamponamento pelo sistema do bicarbonato, elevação da produção de gás carbônico (VCO2) e necessidade de aumento da ventilação para a sua excreção. O o 2º Limiar Ventilatório, ou Ponto de Compensação Respiratória, que é o momento no qual se detecta a incapacidade do sistema metabólico em tamponar a acidose progressiva, resultando na necessidade de se excretar maior quantidade de CO2 através de maior hiperventilação. O Limiar Anaeróbio  é baseado no comportamento que as concentrações de lactato sanguíneo apresentam em diferentes intensidades de esforço.

Quando estamos fazendo um teste progressivo que aumenta a carga a cada tempo pré-determinado, antes de chegarmos no VO²Máximo, nosso corpo passa por vários processos fisiológicos, sendo dois deles muito importantes para determinarmos a intensidade de treino. São eles os limiares anaeróbicos, ou Limiar I e Limiar II, indicadores de mudança fisiológica no nosso corpo, e podem nos ajudar na determinação da carga de treinamento, além de ajudar a descobrir melhoras no desempenho de um atleta.

Portanto, os limiares 1º e 2º são importantes para a prescrição do exercício pois realizá-lo muito abaixo do 1º Limiar não promove condicionamento, e muito próximo ou acima do 2º Limiar traz o risco de se trabalhar em acidose descompensada, o que não é saudável, pois aparece a hiperventilação, ao passarmos desse ponto é provável que a pessoa não aguente mais muito tempo de exercício naquela intensidade.

O percentual do VO2 no Limiar Anaeróbio está em torno de 50% do VO2 máximo em indivíduos normais, elevado a mais de 70% em atletas e rebaixado a cerca de menos de 30% em doentes graves.

Com ajuda daqui


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário