Novas
Loading...

UNESCO revisa Carta Internacional da Educação Física e do Esporte




 http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/politica-publica/QPE-unesco.jpg

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) aprovou a revisada Carta Internacional da Educação Física e do Esporte, na sua 38ª Conferência Geral realizada entre os dias 3 e 18 de novembro, reconhecendo a importância do esporte para a paz e o desenvolvimento.

Aprovada em 1978, a Carta revisada destaca a importância do esporte para a saúde, a ajuda à população deficiente, a proteção de crianças e adolescentes bem como a paz e desenvolvimento mundial. Ao mesmo tempo, a Carta ressalta a oposição ao abuso de estimulantes, a violência esportiva, manipulação ilegal de competição e a importância da proteção da pureza do esporte.

A diretora-geral da UNESCO, Irina Georgieva Bokova, apontou que a nova Carta marca a transição de compromissos à ação, da política à aplicação. No futuro, o foco será mais voltado para intercâmbios de experiências, projetos de educação física e treinamentos, construção de capacidades e divulgação. Ao mesmo tempo, a Carta determina a importância da educação física para a promoção da igualdade sexual, da inclusão social, da oposição à discriminação bem como diálogos sustentáveis.

Comente:

Espalhe no Google Plus

Sobre - Educação Físicaa

Professora de Educação Fisica, pós-graduada em Treinamento Desportivo e que tem atuação em Educação Fisica Escolar, Avaliação Fisica e Personal Trainer. Twitter: @educacaofisicaa
Postar um comentário