Header Ads

4 exercícios "obrigatórios" para circuito no treinamento funcional

http://3.bp.blogspot.com/-NXGBGjqWRLk/UtgsXBqGWxI/AAAAAAAAWyo/opXRvsFxm-8/s1600/funcional.jpg

O treinamento funcional veio para ficar e está cada vez mais difundido em academias espalhadas por todo o país. Atividade que traz uma enorme motivação e diversidade, trabalha a musculatura corporal. Como as pessoas se concientizaram que a atividade física é a grande chave para a manutenção de uma boa saúde, a procura por diversas atividades favorecem o 'fortalecimento' do treino funcional.

O treinamento funcional  é um treino personalizado que promove a melhora dos movimentos motores. Ao contrário da musculação que é feita com uso de aparelhos, o TF utiliza cordas, bolas e obstáculos como cones, para estimular a reprodução de movimentos feitos no cotidiano.

Uma boa ferramenta é o circuito funcional. A aula usa cordas e cones para melhorar o sistema cardiovascular e gestos motores dos alunos. Confira alguns exercícios que fazem parte do treinamento funcional e como cada movimento trabalha:

1. Flexão: em posição de prancha, coloque os polegares e dedos indicadores juntos em um triângulo reto no chão, bem na altura do seu peito. Com as pernas estendidas para trás e apoiando-se em seus dedos, contraia os músculos abdominais e, lentamente, dobre os cotovelos.

Procure deixar o corpo reto durante o movimento. Em seguida, suba até que seus braços estejam totalmente estendidos. Se uma flexão completa é muito difícil, tente fazê-la de joelhos. Faça repetições de 30 segundo a um minuto.

2. Agachamento: fique em pé com os braços ao lado do corpo. Inspire, coloque os braços para frente, contraia os músculos abdominais e faça um agachamento, como se fosse sentar em uma cadeira.

O ideal para este movimento de treinamento funcional é que as coxas fiquem quase paralelas ao chão. Então, expire e, lentamente, estique as pernas e volte para a posição inicial. Faça o exercício por um total de 30 segundos até um minuto.

3. Subindo escadas: este exercício do treinamento funcional é uma ótima forma de fortalecer os músculos. Para isso você vai precisar de uma escada. Lentamente, coloque o pé direito em um degrau, dê uma pausa e suba o pé direito. Segure em um corrimão se necessário. Então, lentamente, volte com o pé direito primeiro, depois os esquerdo. Faça repetições de 30 segundo a um minuto.

4. Remando: para este movimento, você vai precisar de uma faixa elástica, que é encontrada facilmente em lojas de artigos esportivos. Sente-se no chão com as pernas estendidas e os joelhos levemente dobrados. Coloque a faixa elástica em torno dos arcos dos pés e segure as alças, uma em cada mão com as palmas voltadas para você.

Os professores alertam que nenhum treino é perfeito o bastante para funcionar sozinho. Para quem busca emagrecer é adequado aliar o funcional à musculação e apostar na alimentação saudável. Já para quem tem problemas posturais, a dica é juntar o funcional ao RPG ou Pilates, que ajudam na recomposição da postura global do corpo.

OBS: o "obrigatório" o titulo do post foi uma alusão aos exercícios que dificilmente não integram um circuito funcional presente nas academias. Não necessariamente tem que ter os 4 para ser um circuito funcional.





Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário