Novas
Loading...

4 exercícios "obrigatórios" para circuito no treinamento funcional




http://3.bp.blogspot.com/-NXGBGjqWRLk/UtgsXBqGWxI/AAAAAAAAWyo/opXRvsFxm-8/s1600/funcional.jpg

O treinamento funcional veio para ficar e está cada vez mais difundido em academias espalhadas por todo o país. Atividade que traz uma enorme motivação e diversidade, trabalha a musculatura corporal. Como as pessoas se concientizaram que a atividade física é a grande chave para a manutenção de uma boa saúde, a procura por diversas atividades favorecem o 'fortalecimento' do treino funcional.

O treinamento funcional  é um treino personalizado que promove a melhora dos movimentos motores. Ao contrário da musculação que é feita com uso de aparelhos, o TF utiliza cordas, bolas e obstáculos como cones, para estimular a reprodução de movimentos feitos no cotidiano.

Uma boa ferramenta é o circuito funcional. A aula usa cordas e cones para melhorar o sistema cardiovascular e gestos motores dos alunos. Confira alguns exercícios que fazem parte do treinamento funcional e como cada movimento trabalha:

1. Flexão: em posição de prancha, coloque os polegares e dedos indicadores juntos em um triângulo reto no chão, bem na altura do seu peito. Com as pernas estendidas para trás e apoiando-se em seus dedos, contraia os músculos abdominais e, lentamente, dobre os cotovelos.

Procure deixar o corpo reto durante o movimento. Em seguida, suba até que seus braços estejam totalmente estendidos. Se uma flexão completa é muito difícil, tente fazê-la de joelhos. Faça repetições de 30 segundo a um minuto.

2. Agachamento: fique em pé com os braços ao lado do corpo. Inspire, coloque os braços para frente, contraia os músculos abdominais e faça um agachamento, como se fosse sentar em uma cadeira.

O ideal para este movimento de treinamento funcional é que as coxas fiquem quase paralelas ao chão. Então, expire e, lentamente, estique as pernas e volte para a posição inicial. Faça o exercício por um total de 30 segundos até um minuto.

3. Subindo escadas: este exercício do treinamento funcional é uma ótima forma de fortalecer os músculos. Para isso você vai precisar de uma escada. Lentamente, coloque o pé direito em um degrau, dê uma pausa e suba o pé direito. Segure em um corrimão se necessário. Então, lentamente, volte com o pé direito primeiro, depois os esquerdo. Faça repetições de 30 segundo a um minuto.

4. Remando: para este movimento, você vai precisar de uma faixa elástica, que é encontrada facilmente em lojas de artigos esportivos. Sente-se no chão com as pernas estendidas e os joelhos levemente dobrados. Coloque a faixa elástica em torno dos arcos dos pés e segure as alças, uma em cada mão com as palmas voltadas para você.

Os professores alertam que nenhum treino é perfeito o bastante para funcionar sozinho. Para quem busca emagrecer é adequado aliar o funcional à musculação e apostar na alimentação saudável. Já para quem tem problemas posturais, a dica é juntar o funcional ao RPG ou Pilates, que ajudam na recomposição da postura global do corpo.

OBS: o "obrigatório" o titulo do post foi uma alusão aos exercícios que dificilmente não integram um circuito funcional presente nas academias. Não necessariamente tem que ter os 4 para ser um circuito funcional.



Comente:

Espalhe no Google Plus

Sobre - Educação Físicaa

Professora de Educação Fisica, pós-graduada em Treinamento Desportivo e que tem atuação em Educação Fisica Escolar, Avaliação Fisica e Personal Trainer. Twitter: @educacaofisicaa
Postar um comentário