Header Ads

Esporte é bom para as crianças


Faculdade de Educação Física: qual é a diferença entre licenciatura e  bacharelado? 
 
A atividade esportiva é fundamental para a saúde e bem-estar da criança, pois ajuda no crescimento, fortalece os ossos, enrijece a musculatura, favorece o desenvolvimento psicomotor e a integração social. Por outro lado, um estilo de vida sedentário aumenta o risco de problemas cardíacos, diabetes, obesidade ou outras doenças crônicas, que, muitas vezes, têm início já na infância.


Para evitar esses e outros males, o ideal é incentivar a prática de exercícios desde cedo, de forma que o pequeno crie hábitos saudáveis que o acompanhem ao longo de sua vida. Porém, é importante que a modalidade esportiva seja adequada à idade da criança. Conheça os benefícios oferecidos por cada esporte e escolha o melhor para seu filho:

 Natação: Melhora a capacidade respiratória, o tônus muscular, o equilíbrio, a força, a coordenação motora, a velocidade e desenvolve habilidades psicomotoras. É um excelente esporte, pois aumenta a resistência do organismo ajudando na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e até problemas ortopédicos. Pode ser praticado a partir dos 6 meses de idade.

Futebol, basquete, handebol e vôlei: Desenvolvem a coordenação motora, noções de espaço, tempo e ritmo, sociabilidade e confiança. Para saber qual a melhor idade para começar a praticá-los, observe seu filho e veja se ele tem interesse e a habilidade necessária. Aos 3 anos de idade, já é possível ingressar numa escolinha de esportes que ensine estas modalidades, desde que sejam estimuladas por meio de atividades lúdicas. O treinamento específico, no qual são transmitidos os fundamentos de cada esporte, como chute a gol, cestas e arremessos, só começa por volta dos 6 anos.

Dança: Atividade física que desenvolve noções de espaço, ritmo e tempo, coordenação motora, agilidade, elegância, leveza, flexibilidade, sociabilidade, tônus muscular, equilíbrio e força. Pode começar a ser praticada a partir dos 3 anos de idade.

Ginástica: Há várias modalidades, como a ginástica olímpica ou acrobática. Elas desenvolvem força muscular, equilíbrio, velocidade, habilidades psicomotoras, flexibilidade, noções de espaço, tempo e ritmo e aumentam a resistência do organismo, além de desenvolver o senso de direção e a coordenação. Indicadas a partir dos 6 anos de idade, quando a criança já está com seu desenvolvimento corporal mais adiantado.

Artes marciais: Judô, karatê, tae-kwon-do ou judô. Desenvolvem na criança o caráter e a disciplina. Estimulam, ainda, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, lateralidade, noções de espaço e tempo e coordenação motora. Indicadas a partir dos 4 anos.

Atletismo: A prática envolve vários movimentos como correr, saltar, lançar etc. A iniciação desta modalidade para crianças deve utilizar jogos e brincadeiras que envolvam arremessos, corridas e saltos, mas sempre de maneira recreativa e divertida. Treinos e competições, somente a partir dos 12 anos.

(Fonte: Sadia)


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário