Header Ads

Caminhar em ritmo lento ajuda a emagrecer






Resultado de imagem para caminhada emagrecimento 

A caminhada emagrece, melhora a circulação sanguínea, a postura e colabora para perder barriga. A caminhada rápida pode queimar até 400 calorias em 1 hora, o que significa que a pessoa pode perder até 0,5 kg por semana somente com este exercício.

Como emagrecer com caminhada
caminhada exercico praca 1017 1400x800 
1. Regularidade: para conseguir perder peso com caminha é fundamental que a atividade seja realizada com frequência. O ideal é reservar um tempo todos os dias para o exercício, mas, se não for possível, caminhar de três a quatro vezes por semana já é considerada uma boa periodicidade.
2. Tempo: quem deseja emagrecer caminhando precisa investir pelo menos 30 minutos na atividade. Estudos apontam que andar rápido por pelo menos 30 minutos ajuda a manter o Índice de Massa Corporal (IMC) mais baixo e a cintura mais fina, eliminando gordurinhas localizadas na barriga.
3. Velocidade: manter um ritmo mais veloz na caminhada, que te faça suar, é essencial para o emagrecimento. Andar lentamente promove benefícios à saúde, mas não traz grandes resultados para a balança. Portanto, invista em caminhadas vigorosas, mas prestando atenção a outros aspectos igualmente importantes, como movimentação dos braços conforme a pisada, a contração do abdômen, o estufamento do peito com corpo ereto e a manutenção das pontas dos pés sempre ligeiramente elevadas.
 
Dicas para emagrecer com a caminhada


Caso o objetivo da caminhada seja o emagrecimento, é importante seguir algumas recomendações, como por exemplo:
  • Prestar atenção na respiração durante a caminhada, inspirando pelo nariz e expirando pela boca a um ritmo natural, evitando privar o corpo de oxigênio;
  • Caminhar pelo menos 30 minutos por dia 3 a 4 vezes por semana e manter a regularidade da atividade física;
  • Variar a intensidade e velocidade da caminhada;
  • Evitar a monotonia do percurso, procurando variar o percurso. Fazer exercício ao ar livre é ótimo, pois aumenta os níveis de energia e permite que o corpo queime mais calorias;
  • Usar roupa e calçado adequados para a atividade física;
  • Associar o prazer à atividade física por meio de música, por exemplo, tornando o exercício mais prazeroso e aumentando a sensação de bem-estar;
  • Durante a caminhada é importante fazer com que o corpo inteiro seja trabalhado, mexendo os braços de acordo com a pisada, contraindo o abdômen, estufando o peito e mantendo as pontas dos pés um pouco elevadas.

O ritmo

Muita gente acredita que para a caminhada fazer efeito é preciso ser realizada de forma acelerada. Mas podem-se alcançar resultados surpreendentes caminhando lentamente. Quem garante são pesquisadores de Michingan, nos Estados Unidos.

Eles revelam que praticado desta forma o ato de caminhar desencadeia um reação química no organismo que estimula a perda de peso. Isso porque ocorre a diminuição da leptina, hormônio responsável pela estimulação do apetite.

Existem várias vantagens para quem caminha a passos lentos. O exercício praticado dessa maneira aumenta a sensação de saciedade, reduz 146% mais a gordura abdominal e deixa as pernas mais modeladas e musculosas.

Ela também favorece o emagrecimento porque leva o aumento da catecolamina, substância que ativa no organismo a queima de gordura. Todos esses resultados tem um segredo para surtir efeito: é a respiração.

O ideal, durante a caminhada lenta, é usar o mesmo círculo respiratório do pilates. Inspire pouco o ar e o solte lenta e profundamente pela boca, concentrando a força de saída do ar no abdome.
Agindo assim há uma maior liberação de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e estimulo do músculo transverso que sustenta a barriga e ao ser trabalhado, favorece o emagrecimento na região.



Você não pode perder:

Entre nos grupos de WHATSAPP
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Tecnologia do Blogger.