Header Ads

Motivos pelos quais professores de educação física deixam a profissão



profissional de educação física

A educação física é uma disciplina importante para o desenvolvimento físico, mental e social dos alunos. No entanto, a profissão de professor de educação física é muitas vezes considerada como sendo pouco valorizada, com baixos salários e condições de trabalho precárias. Isso tem levado a um aumento no número de professores de educação física que estão deixando a profissão.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), em 2019, 30% dos professores de educação física deixaram a profissão nos últimos cinco anos. Os principais motivos para a saída da profissão foram:

Salários baixos: Os professores de educação física são alguns dos profissionais mais mal pagos da educação brasileira. De acordo com o CONFEF, o salário médio de um professor de educação física é de R$ 2.500,00.

Condições de trabalho precárias: Os professores de educação física muitas vezes trabalham em escolas com falta de infraestrutura e equipamentos. Além disso, eles muitas vezes são obrigados a trabalhar em horários extras sem receber remuneração.

Estresse e desmotivação: A profissão de professor de educação física é muitas vezes estressante e desmotivadora. Os professores de educação física muitas vezes têm que lidar com alunos indisciplinados, pais exigentes e burocracia.

A saída de professores de educação física da profissão tem um impacto negativo na qualidade da educação física nas escolas. Os alunos que não têm acesso a professores de educação física qualificados são menos propensos a praticar atividades físicas e a ter um estilo de vida saudável.

Para resolver esse problema, é necessário melhorar as condições de trabalho dos professores de educação física e aumentar os salários. Além disso, é necessário valorizar a profissão de professor de educação física e promover a formação continuada dos profissionais.

Referências bibliográficas

Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). Pesquisa Nacional sobre a Profissão de Educação Física. 2019.
Ministério da Educação (MEC). Plano Nacional de Educação (PNE). 2014-2024.
Organização Mundial da Saúde (OMS). Atividade Física e Saúde. 2010.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário