Header Ads

Liberação Miofascial e Flexibilidade




A liberação miofascial é uma terapia manual que age por mobilizações sobre as fáscias do tecido conjuntivo, contribuindo no alívio da dor muscular, na recomposição da normalidade ou qualidade do tecido e no ganho da amplitude do movimento e na flexibilidade.

O declínio da força muscular e dos níveis de flexibilidade vão gradativamente dificultando a realização de diversas tarefas do quotidiano, muitas vezes levando à perda precoce da autonomia. Os mesmos autores ainda relatam que níveis elevados de flexibilidade podem desproteger as articulações, causando lesões como a luxação. Desta forma faz-se necessário investigar a influência da libertação miofascial sobre a flexibilidade de praticante de exercício físico.

O músculo esquelético tem como unidade estrutural a fibra muscular, que são células alongadas, formada de miofibrilas envolvidas por uma membrana chamada sarcolema. O filamento de actina, miosina, titina e nebulina são fatores essenciais para formação dos sarcômeros, que consiste a miofibrila. As fibras musculares são envolvidas por um tecido conjuntivo chamado de endomísio, denominados de fascículos por serem organizados em feixes e envolvidos por uma bainha conhecido como perimísio. O músculo como um todo se compõe de vários fascículos sendo envolvido pelo epimísio, que se associa a fáscia.

O encurtamento ou retração de um músculo atribui-se a uma pequena diminuição do comprimento de uma unidade muscular, permanecendo saudável, resultando assim na limitação da amplitude de movimento.

A fáscia é um tecido conjuntivo resistente, formando membranas fibrosas separando os músculos entre si e os revestem, sendo o mais profundo do corpo. Entre suas funções de mobilidade e elasticidade, a fáscia permite o deslizar de uma estrutura sobre a outra. O sistema fascial é um mecanismo histológico, fisiológico e biomecânico protetor a resposta de um trauma. Quando há perda da flexibilidade, é formada uma fonte de tensão no restante do corpo. O colagéno torna-se denso e fibroso e a elastina perde a sua invulnerabilidade. Com o tempo, isso pode levar a má biomecânica muscular, desalinhamento estrutural, diminuição da tensão, resistência, amplitude articular e coordenação motora.

A Liberação Miofascial (LM) é uma técnica realizada com mobilizações manuais sobre o tecido mole, facilita, entretanto, o estiramento na fáscia restrita. A pressão constante é aplicada sobre o tecido individualmente, após a manipulação entre 90-120 segundos, o tecido sofre alterações histológicas de comprimento, devido à plasticidade do tecido conjuntivo, permitindo a primeira versão a ser recuperada. A restauração de comprimento gera adaptações aos estímulos mecânicos da técnica, levando assim à quebra do espasmo muscular, ao aumento da circulação local, a diminuição da dor e aumento de ADM, aumentando a flexibilidade.

A flexibilidade desempenha papel importante na manutenção da saúde, assim como no desempenho físico. A falta de flexibilidade ao longo da vida pode permitir instalação lenta e progressiva de encurtamentos musculares, o que limitará a amplitude de movimento das articulações, o que vai ocasionar má postura, dores lombares, hérnia de disco, entre outros problemas, bem como ainda interferir no andamento normal da vida ao reduzir a capacidade de trabalho e levar ao envelhecimento sem qualidade.

Assim sendo, a ação da técnica de liberação miofascial é uma ferramenta facilitadora no incremento do arco de movimento para a função da articulação, seja ela qual for.

O HandsPhysio (fisioterapia com as mãos) é um curso voltado para quem deseja aprender as principais técnicas manuais com ênfase em osteopatia.
O curso permite que você aplique de forma imediata o que aprendeu em seus atendimentos, de acordo com as necessidades de seus pacientes. Clique aqui e saiba mais.

Livre de vírus. www.avast.com.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário