Header Ads

4 jogos para usar a Esgrima na Escola








Esporte de combate é aquele em que duas pessoas duelam, lutam entre si, mas com regras bem estabelecidas para a devida proteção. São exemplos de esportes de combate: o boxe, as artes marciais e a esgrima.

Abaixo, darei 4 exemplos de atividades para se usar a esgrima.

Esgrima - Agilidade de ataque

Já com todos em duplas, um em frente ao outro, peça para um aluno encostar o pé direito no pé direito do colega e a palma da mão direita na palma da mão direita do colega. O objetivo é encostar no ombro do colega apenas com a mão esquerda. Depois, experimente também com mãos e pés esquerdos. Essa atividade trabalha a agilidade de ataque.

Adaptação - Deficiência física

Nessa etapa é possível dividir a classe em dois grupos com funções distintas. Um deles faz a atividade completa e o outro fica sentado, treinando só com os membros superiores.

Esgrima - Defesa e os golpes iniciais

Metade da turma deve formar um círculo, deixando os demais dentro dele. Os que estão formando o círculo não podem sair do lugar, e o objetivo de quem está dentro é tocar no ombro de quem está parado. Quem for tocado troca de lugar com quem tocou. Os alunos poderão se proteger utilizando as mãos e evitando ser atingidos.

Adaptação - Deficiência física

Para alunos em cadeira de rodas, com mobilidade nos membros superiores, por exemplo, é possível realizar as atividades com todos sentados, como ocorre nos Jogos Paraolímpicos. O grupo todo pode colaborar com sugestões de como incluir o colega nessa atividade.

Esgrima - Luta imaginária

Agora, a dupla deve estabelecer uma pista de luta imaginária de mais ou menos 5 metros. Dê para cada um uma bola de tênis. Cada um fica de um lado dessa pista e deve encostar a bola em um local determinado do corpo do outro. É importante que a turma estabeleça as regras de toque em conjunto e que fique atenta a elas ao longo da luta. Uma possibilidade de pontuação: ao tocar (ou ser tocado), o aluno deve parar imediatamente e voltar para o seu lado, começando o jogo de novo. Também defina com a turma o número de toques que deverão ser dados para depois trocar de dupla. Outros materiais podem ser utilizados, como o giz branco (se os alunos usarem camisetas pretas), o giz colorido (se estiverem com camisetas brancas), ou até mesmo uma espada adaptada com jornal e tinta guache.

Adaptação - Deficiência física

Durante as atividades, o jovem com deficiência não precisa ficar no papel de observador, mas pode participar ativamente. Ainda assim, nos momentos que a participação dele não for possível, explique a situação sem desmotivá-lo e trabalhe outros aspectos importantes na luta, como o debate.

Esgrima - Jornal

Construção de florete e colete para a Esgrima

Materiais: jornal, fita adesiva, papelão, tinta guache não tóxica de várias cores e barbante.

Desenvolvimento: com o jornal e a fita adesiva faz-se o florete da seguinte maneira:

1. enrole o jornal para que ele tome uma forma cilíndrica. Se o jornal amassar facilmente, enrole outras folhas e prenda-o com fita adesiva.

2. Em uma ponta, peça ao aluno que meça a empunhadura do florete com a sua própria mão e prenda-o com fita adesiva.

3. Enrole o papelão em volta do tronco do aluno e prenda-o com barbante.



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Você não pode perder:

Entre nos grupos de WHATSAPP
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.