Header Ads

4 jogos para usar a Esgrima na Escola



Esporte de combate é aquele em que duas pessoas duelam, lutam entre si, mas com regras bem estabelecidas para a devida proteção. São exemplos de esportes de combate: o boxe, as artes marciais e a esgrima.

Abaixo, darei 4 exemplos de atividades para se usar a esgrima.

Esgrima - Agilidade de ataque

Já com todos em duplas, um em frente ao outro, peça para um aluno encostar o pé direito no pé direito do colega e a palma da mão direita na palma da mão direita do colega. O objetivo é encostar no ombro do colega apenas com a mão esquerda. Depois, experimente também com mãos e pés esquerdos. Essa atividade trabalha a agilidade de ataque.

Adaptação - Deficiência física

Nessa etapa é possível dividir a classe em dois grupos com funções distintas. Um deles faz a atividade completa e o outro fica sentado, treinando só com os membros superiores.

Esgrima - Defesa e os golpes iniciais

Metade da turma deve formar um círculo, deixando os demais dentro dele. Os que estão formando o círculo não podem sair do lugar, e o objetivo de quem está dentro é tocar no ombro de quem está parado. Quem for tocado troca de lugar com quem tocou. Os alunos poderão se proteger utilizando as mãos e evitando ser atingidos.

Adaptação - Deficiência física

Para alunos em cadeira de rodas, com mobilidade nos membros superiores, por exemplo, é possível realizar as atividades com todos sentados, como ocorre nos Jogos Paraolímpicos. O grupo todo pode colaborar com sugestões de como incluir o colega nessa atividade.

Esgrima - Luta imaginária

Agora, a dupla deve estabelecer uma pista de luta imaginária de mais ou menos 5 metros. Dê para cada um uma bola de tênis. Cada um fica de um lado dessa pista e deve encostar a bola em um local determinado do corpo do outro. É importante que a turma estabeleça as regras de toque em conjunto e que fique atenta a elas ao longo da luta. Uma possibilidade de pontuação: ao tocar (ou ser tocado), o aluno deve parar imediatamente e voltar para o seu lado, começando o jogo de novo. Também defina com a turma o número de toques que deverão ser dados para depois trocar de dupla. Outros materiais podem ser utilizados, como o giz branco (se os alunos usarem camisetas pretas), o giz colorido (se estiverem com camisetas brancas), ou até mesmo uma espada adaptada com jornal e tinta guache.

Adaptação - Deficiência física

Durante as atividades, o jovem com deficiência não precisa ficar no papel de observador, mas pode participar ativamente. Ainda assim, nos momentos que a participação dele não for possível, explique a situação sem desmotivá-lo e trabalhe outros aspectos importantes na luta, como o debate.

Esgrima - Jornal

Construção de florete e colete para a Esgrima

Materiais: jornal, fita adesiva, papelão, tinta guache não tóxica de várias cores e barbante.

Desenvolvimento: com o jornal e a fita adesiva faz-se o florete da seguinte maneira:

1. enrole o jornal para que ele tome uma forma cilíndrica. Se o jornal amassar facilmente, enrole outras folhas e prenda-o com fita adesiva.

2. Em uma ponta, peça ao aluno que meça a empunhadura do florete com a sua própria mão e prenda-o com fita adesiva.

3. Enrole o papelão em volta do tronco do aluno e prenda-o com barbante.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário