Header Ads

Obesidade x Educação Física Escolar


Existe uma grande preocupação mundial com o aumento da OBESIDADE no mundo. A OBESIDADE é um problema que não afeta somente os adultos, ela é uma doença que preocupa bastante pelo aumento dos seus índices na infância. A OBESIDADE trás como conseqüências: aumento da pressão arterial, diabete , dislipidemia (aumento do colesterol) e mais recentemente, aumento dos casos de câncer.
Com o aumento exagerado desta doença, existe uma preocupação mundial com a melhora dos hábitos alimentares e também com o incentivo à prática de exercícios.
Já é consenso mundial que a prática de exercícios físicos DIMINUI os índices de obesidade, melhora a massa óssea e a força muscular em adultos, além de melhorar a pressão arterial, diabetes, doenças inflamatórias crônicas, cognição, auto-estima e consequentemente melhora psicológica.
Desde 2006 existe uma preocupação em melhorar a prática de exercícios físicos em crianças, mas não se sabia o quanto de exercícios seriam recomendados, qual o melhor tipo de exercícios e quais seriam os reais benefícios do exercício físico para as crianças.
Hoje em dia já se sabe dos benefícios da prática de exercícios físicos para crianças e também dos benefícios para crianças bastante pequenas (0 à 4 anos de idade).
No Canadá, após avaliação de vários estudos científicos, desenvolveu-se um consenso sobre a prática de atividade física para crianças. Este consenso está de acordo com outros consensos dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália que preconizam as mesmas recomendações.
PORQUÊ A ATIVIDADE FÍSICA É IMPORTANTE PARA AS CRIANÇAS?
- Porque melhora o DESENVOLVIMENTO motor;
- Melhora aquisição de habilidades de MOTRICIDADE FINA;
- Promove o CRESCIMENTO;
- Constrói ossos e músculos fortes;
- Mantém e desenvolve a flexibilidade;
- Promove a manutenção do peso adequado;
- Melhora sistema cardio-circulatório;
- Melhora postura;
- Promove oportunidade de amizades;
- Melhora auto-estima.
A escola é um excelente ambiente para desenvolvimento da atividade física para crianças.
Para quem lida com aulas de Educação Física, uma das coisas mais importantes que tem é a variedade nas atividades. Tendo a variedade em mãos, chegar ao objetivo proposto da aula fica mais fácil, além de manter os alunos sempre motivados.Conheça o guia que tem 800 atividades esportivas para serem aplicadas em Escolas ou Escolinhas.  Clique aqui.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário