Header Ads

As várias áreas de atuação da Educação Física


A divisão entre Licenciatura e Bacharelado divide muita gente na Educação Física. Muita gente acha que foi feita para faculdade ganhar dinheiro para oferecer dois produtos, outros falam de corporativismo para defender uma área mais do que a outra. Porém, o que ninguém pode negar é que, com o crescimento da Educação Física e de oferecimento de áreas de atuação, a atualização profissional em todas as áreas é (praticamente) impossível.


Eu estava observando uma coleção completa que os CDs Universitarios oferecem para atualização profissional. Os 17 CDs (que colocarei os temas logo a seguir) mostra o quanto a área de Educação Física é ampla e que precisamos mesmo estudar muito. Por isso falei no paragrafo anterior  sobre a atualização quase impossível em todas as áreas.

Olha só a relação dos CDs dessa coleção:

São muitos assuntos, né?
Lembrando que a diferença entre licenciatura e bacharelado na Educação Física está na atuação no mercado de trabalho. Logo, o conteúdo para ensino dos studantes é diferente de acordo com essa atuação.
Licenciatura e bacharelado em Educação Física são diferenciados pelas áreas de atuação. O licenciado poderá atuar somente como professor no ensino fundamental e médio ou realizar pesquisas na área científica. Para isso o aluno da licenciatura deve se situar durante a graduação como funcionam as práticas escolares. Com duração de 3 anos e a carga horária de 2.800 horas de acordo com a Resolução CNE/CP nº 1/2002.

O bacharel tem um campo de atuação muito mais extenso: ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, etc. O bacharel tem de ter conhecimentos para treinar vários ou poucos atletas, em treinamentos físicos ou práticas esportivas. A duração é de 4 anos com uma carga horária de 3.200 horas autorizado pela Resolução CNE/CES 7/2004.
Conheça a Coleção Completa de Educação Física. Vale a pena a aquisição se você quer se atualizar na sua vida profissional. Clique aqui!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário