Header Ads

Entenda o que é sacroileíte

 Os 25 erros mais comuns do corredor iniciante, segundo profissionais


A sacro-ileíte é a lesão inflamatória típica da articulação sacro-ilíaca, que é a junção articular entre o osso sacro (componente da coluna vertebral) e osso ilíaco (componente da bacia), localizada lateralmente à coluna vertebral. Pode desencadear dor lombar muito incapacitante em atletas, tanto amadores, quanto profissionais.

Além de causas traumáticas e reumatológicas, esta lesão também pode ocorrer pela sobrecarga mecânica imposta aos membros inferiores, transmitida para a região pélvica durante a prática de esportes com algum grau de impacto e longa duração, afetando a articulação em questão. As corridas de rua, principalmente as maratonas, são um bom exemplo.


O diagnóstico é realizado por meio da anamnese do paciente (história clínica), exame físico cuidadoso e exames de imagem. Raramente são diagnosticadas nas radiografias simples, sendo necessária a utilização de outros métodos como a cintilografia óssea, tomografia computadorizada, ou mesmo a ressonância magnética para auxiliar na determinação diagnóstica.

O tratamento normalmente é conservador (não cirúrgico), envolvendo medidas fisioterápicas para analgesia (melhora da dor) e cinesioterapia (fortalecimento muscular) regional para minimizar a chance de recidivas.


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário