Header Ads

Guia rápido para quem está iniciando numa Academia

http://us.123rf.com/400wm/400/400/luckybusiness/luckybusiness1202/luckybusiness120200043/12283321-group-of-people-exercising-with-dumbbells-in-the-fitness-club.jpg

O ínicio da prática de exercícios de uma academia é uma descoberta, como em qualquer lugar que se vá pela primeira vez. Para tanto, decidi fazer esse posta para explicar como são vistos os alunos e algumas características de algumas modalidades dentro da academia.

Vamos começar pelos níveis de alunos. Os alunos podem ser divididos em três grupos: os iniciantes, os intermediários ou os avançados.

Nível 1 - Iniciantes: Alunos que estão iniciando a prática de atividade física, ou reiniciando após um período de inatividade. Lembrando, que por motivo de segurança, alunos que iniciaram há poucos meses fazem parte do programa de iniciantes.

Nível 2 - Intermediários: Alunos que já praticam atividade física regularmente por um período próximo a 6 meses.

Nível 3 - Avançados: Alunos assíduos que praticam atividades intensas e/ou com alto grau de dificuldade há um longo período de tempo.

Nem todas as academais apresentam todas as modalidades. Algumas apresentam ativdade que outras não apresentas, mas as principais são:

AERÓBICA

Uma aula com duração de 60 minutos que combina movimentos de alto e baixo impacto. Tem como objetivo desenvolver a capacidade cardiovascular, respiratória e coordenação motora, específicas nas habilidades coreografadas em diferentes deslocamentos.

ABDOMINAIS

Uma aula com duração de 30 minutos com exercícios específicos para a região abdominal, melhorando a sua resistência muscular localizada, combinando velocidades diferentes para todas as porções desta musculatura envolvida.

ALONGAMENTO

Uma aula específica com exercícios de relaxamento e correção da postura utilizando técnicas de alongamento e respiração. Nesta aula você poderá melhorar a sua consciência corporal e manter seu nível de alongamento com exercícios suaves e executados através de uma música totalmente relaxante.

BODY PUMP

Uma aula de 60 minutos de duração, onde utilizamos uma barra com pesos ajustáveis e executamos exercícios que trabalham os maiores grupos musculares do corpo, fortalecendo, tonificando e definindo-os, melhorando a resistência e a força muscular. Esta aula é interessante para homens e mulheres, para iniciantes ou alunos experientes, com uma música motivante o BODY PUMP proporciona desafios físicos e mentais, mostrando eficiência e segurança nos exercícios em uma aula pré coreografada.

CIRCUIT TRAINING

Nesta aula combina-se o trabalho cardiovascular e localizado com a execução de exercícios aeróbicos não coreografados e trabalho de resistência muscular, em forma de estações de exercícios, podendo ser utilizados exercícios em aparelhos ou com diversos materiais complementares, com um alto nível de intensidade.

CORRIDA

Uma aula destinada à alunos intermediários e avançados que tem como objetivo principal, desenvolver a capacidade cardiovascular e respiratória em forma de corrida.

DANÇA AERÓBICA

Nesta aula a coreografia é elaborada combinando as habilidades da ginástica aeróbica com movimentos básicos da dança. Tem o objetivo de desenvolver a capacidade aeróbica através de exercícios de fácil assimilação e de grande descontração.

FUNK / STREET / HIP HOP

Uma aula super motivante, com objetivo de melhorar a capacidade cardiovascular, utilizando movimentos de baixo impacto e movimentos dançantes de funk, street e hip hop. Uma forma descontraída com muito ritmo e estilo.

FLEXIBILIDADE

Uma aula com o objetivo de melhorar a flexibilidade com exercícios atingindo posturas de amplitudes maiores, trabalhando mais a soltura do corpo como um todo, relaxando a musculatura e desenvolvendo uma melhor postura e consciência corporal, através também de exercícios de respiração.

GINÁSTICA FEMININA

Um programa de aulas completo, onde a cada dia da semana as estratégias serão variadas com exercícios específicos às necessidades da mulher. Tem como objetivo, também a perda de gordura e aumento do tônus muscular, indicada a todos os níveis de condicionamento.

GLÚTEO/ABDOME

Uma aula que tem como objetivo melhorar a resistência muscular localizada dos grupos musculares envolvidos ( glúteo e abdominal ), também os fortalecendo e definindo-os. Uma aula indicada para alunos intermediários e avançados.

LOCALIZADA

Aula com o objetivo de melhorar o tônus e a resistência muscular dos principais músculos do corpo. Exercícios de fácil assimilação, mas executados com sobrecarga, fortalecendo e definindo a musculatura.

SUPER - LOCAL

Uma aula indicada para alunos avançados, com o objetivo de um trabalho mais intenso e específico para o aumento da resistência muscular localizada, onde serão utilizados exercícios com maior número de repetições e sobrecarga, podendo ser trabalhados exercícios de até dois grupos musculares combinados de uma só vez.

STEP

Uma aula com o objetivo do desenvolvimento da capacidade cardiovascular e respiratória e com a combinação de exercícios executados sobre uma plataforma de step.

SPIN-BIKE

Aula com duração de 45", com uma componente cardio vascular bastante grande que terá como objetivo a melhoria da mesma e tendo maior incidencia nos menbros inferiores (pernas); este tipo de aula simula um trajeto de ciclismo, que ao som de uma música, que vai alternando entre sprintes e subidas.

SPINNING

Uma aula que simula um percurso em qualquer tipo de terreno em uma bicicleta totalmente e especialmente adaptada para esta modalidade. Sob o comando de um professor especializado melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, potência e resistência muscular dos membros inferiores.

YÔGA

O Yôga é uma disciplina e filosofia de vida que abrange inúmeros conceitos, muitas vezes bastante complexos de se compreender. No ocidente, o Yôga tornou-se mais conhecido por suas técnicas corporais e seus efeitos extremamente positivos no organismo. Embora o verdadeiro Yôga esteja além do corpo, um de seus caminhos começa a partir do corpo.

Para isso são utilizadas técnicas de respiração, purificação física e energética, flexibilidade muscular e articular, força muscular, descontração profunda, mentalização, concentração e meditação.

Espero que ajude. E que você encontre a sua aula para motivação estar sempre em alta para a prática da atividade física.

Bom exercício!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário