Header Ads

Alongamento prejudica rendimento em exercícios físicos, concluem estudos



Alongamento antes da prática de exercícios pode deixar o corpo mais flexível, mas piora o rendimento na atividade física e aumenta o risco de lesões, de acordo com pesquisas divulgadas recentemente. Atletas de competição que fazem alongamento estático, em que a pessoa estica as articulações por longos períodos numa mesma posição, têm a força muscular reduzida por quase 5,5%, calculou um estudo da Universidade de Zagreb, na Croácia. Se o tempo de uma mesma posição de alongamento for maior que 90 segundos, a potência é reduzida ainda mais.

Já outro estudo, publicado este mês em "Journal of Strengh and Conditioning Research" conclui que homens jovens que se alongam antes de levantar peso têm desempenho 8,3% menor que o normal.

Em relação ao estudo croata, foram analisados 104 resultados de pesquisas sobre o tema. Se o alongamento for de menos de 45 segundos, os efeitos negativos são reduzidos mas, mesmo assim, o aproveitamento muscular será menor.

Outros tipos de exercícios também foram afetados. A habilidade de correr rapidamente e pular também reduzidas em 3% depois do alongamento.

A resposta, dizem os cientistas, é fazer um aquecimento imitando os movimentos que irá usar no exercício. O alongamento, explica o estudo, pode "afrouxar" a resistência de músculos e tendões, o que aumenta o risco de lesões. Ao contrário do que se pode imaginar, o alongamento reduz a elasticidade dos tendões, condição importante para lidar com a carga de energia desprendida durante um exercício.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .