Header Ads

Dicas para praticar exercício físico na água no frio do inverno


http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/files/2010/05/mulher-natacao-600.jpg

É chegada a estação mais fria do ano  e, para os praticantes de atividades aquáticas (hidroginástica, natação ou outra), a maior dificuldade de frequentá-las. Vamos combinar que ir para uma piscina com solzão escaldante é muito mais fácil do que ir com uma chuva fina, né? E a principal consequencia disso acaba sendo as faltas na atividade.

O frio afasta mesmo, principalmente crianças e adolescentes com problemas respiratórios, que muitas vezes procuram a natação por recomendações médicas. Se formos pensar na hidroginástica, os idosos não lidam bem com o frio e acabam faltando as aulas também. 

A prática de exercícios aeróbios na água,quando bem orientada, fortalece a musculatura torácica e melhora a função respiratória. Todas as atividades desenvolvidas na água também ajudam o organismo a se  adaptar melhor as mudanças de temperatura. Além disso, para quem procura atividades de baixo impacto, a água é o meio ideal.

Vamos àlgumas dicas para tentar minimizar esse incômodo, que é o frio:
  • Ao chegar para a aula, tire a roupa somente na hora que for entrar na piscina. Crianças pequenas e bebês devem ainda usar uma blusa em baixo do roupão.
  • Assim que terminar a aula o aluno deve enrolar-se em uma toalha ou vestir o roupão, imediatamente após a saída da água. A troca das roupas molhadas por secas, deverá ser feita no vestiário e o mais rápido possível.
  • Evite banhos muito quentes ,eles ajudam ainda mais a variação térmica, um dos maiores problemas do inverno.
  • Leve um par de chinelos para calçar assim que sair da piscina
  • Em caso de febre ou crise aguda de asma,aí sim , evite a prática de atividades aquáticas.
Não deixe, mesmo com o frio, de praticar atividade física. Se for realmente impossível neste período faer atividade dentro d´água, procure outra atividade. Mas mantenha o hábito da atividade física!


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .