Header Ads

Antes, durante e depois do treinamento de corrida.


- Realizar os alongamentos dos principais grupos musculares antes e após os treinamentos;

- Não se deve fazer movimentos de vai-e-vem durante os alongamentos, mas manter a tensão constante durante o tempo que se mantém o músculo estirado;

- Não convém usar roupa excessiva ou plásticos. Este procedimento somente acelera o processo de desidratação;

- A roupa deve ser leve e permitir uma boa aeração do corpo, principalmente no verão. Utilize uma camiseta e um calção. Em dias ensolarados deve-se usar o protetor solar e um boné. As roupas geralmente devem ser de algodão e de cores claras para facilitar a troca de calor com o meio ambiente;

- Deve-se escolher um tênis que possua um bom sistema de amortecimento e também uma base larga para evitar torções nos calcanhares;

- É importante não comprar tênis do mesmo número que o sapato comum, já que com a corrida os pés tendem a inchar e o resultado será a compressão das zonas onde estão as unhas;

- O uso de meias também protegerá contra assaduras e bolhas. Em geral, um par de tênis dura no mínimo 700 a 800 Km e no máximo 1200 Km, aproximadamente. Entretanto, após os primeiros 500 ou 600 Km a maioria terá perdido uma parte importante da sua capacidade de amortecimento;

- Algumas pessoas podem perder de 1 a 2 litros de suor por hora. A hidratação antes de uma corrida é muito importante para o seu desempenho. Deve-se ingerir entre 200 a 300 ml de água ou uma solução isotônica entre 20 a 30 minutos antes da corrida.

- Durante a corrida, o ideal é ingerir entre 100 a 200 ml de líquido a cada 20 a 25 minutos, dependendo do calor e da umidade relativa do ar ambiente. É necessário ressaltar que a assimilação dos líquidos possui um limite de 600 ml por 50 minutos, ou seja, não adianta ingerir uma quantidade maior durante a corrida pois o organismo não absorverá este excesso.

- Após a corrida, além da ingestão hídrica imediata, é necessário ingerir uma certa quantidade de carboidratos, tais como algumas frutas (banana, maçã, melão e melancia são algumas das recomendadas);

- Nos dois e três dias que antecedem uma prova longa, o ideal é ingerir uma quantidade muito pequena de carboidratos (massas, macarrão, pães, etc). Nesses dias o carboidrato será substituído pelas proteínas (leite, carnes, ovos, etc), acompanhada de uma boa quantidade de água ingerida.

- Na véspera da prova a ingestão de carboidratos deve ser elevada, juntamente com uma quantidade alta de líquidos. Diminua os intervalos entre as refeições neste dia.

- No dia da corrida o café da manhã deve ser realizado cerca de 2 horas antes do início da prova. A ingestão de carboidratos deve ser entre 70 a 80 gramas, por exemplo: 2 frutas + leite desnatado + farelo de aveia (2 colheres) + açúcar mascavo ou mel.

- O ideal é dormir aproximadamente 8 horas nos dias que antecedem a prova. A elevação das pernas na cama por alguns minutos, apoiadas em alguns travesseiros é também um procedimento recomendado.

- Estabeleça objetivos individuais e coletivos para a participação na prova, por exemplo, programe-se para terminar a prova e não necessariamente vencê-la.

- Avalie a sua real capacidade, procurando o equilíbrio para a realização da atividade de forma prazerosa, sem estresse. Por exemplo, estipular um tempo confortável para cumprir a prova.

- No dia da corrida procure chegar cedo no local para encontrar os amigos e concentrar-se para uma ótima participação em mais uma corrida, mas lembre-se, o mais importante não é chegar na frente de todos os outros, mas sim ser inteligente e eficiente em conseguir seguir todas as recomendações citadas anteriormente e saber que em cada corrida estará ocorrendo uma evolução interna no seu organismo e um passo a mais na nossa meta: CORRA BEM E SINTA-SE BEM.


Professor Newton Nunes - www.areadetreino.com.br

Professor pelo Instituto do Coração de SP desde 1994. Especialista em Reabilitação Cardiovascular pelo InCor. Mestrado e Doutorado em Educação Física na USP.



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .