Header Ads

Luta livre como atividade física

Artes marciais são mais do que um instrumento de defesa pessoal. Elas comprovadamente incineram calorias — despacham até 500 em 1 hora de treino — e tonificam o corpo por inteiro. Repare nos lutadores de MMA (mixed martial arts, em inglês, antigamente conhecido como vale-tudo) em campeonatos como o UFC (Ultimate Fighting Championship) e prepare-se para um desfi le de barrigas trincadas, muques saltados, pernas duras e bumbuns tonificados.

Não estamos sugerindo que você suba no ringue ou aspire ter um corpo igual ao do Hulk — apenas que tire proveito das lições ensinadas nos tatames para alcançar o shape dos seus sonhos. Treinos de luta aceleram o metabolismo, aumentam a força e melhoram o equilíbrio. De quebra, disparar chutes, socos e pontapés é uma eficiente forma de combater o stress.

Esses foram os benefícios alcançados pela apresentadora Rafaella Brites, de 24 anos, que está à frente do Comando, na Mix TV. Desde 2005, ela pratica muay thai, modalidade considerada das mais agressivas das artes marciais (joelhadas e cotoveladas fazem parte do repertório). Mas Rafaella descobriu que o que impera é o respeito aos adversários. "Ninguém treina com o objetivo de machucar os outros", diz ela, ex-aluna da academia Chute Boxe, em Curitiba, celeiro de campeões do UFC como Anderson Silva, Maurício Shogun e Wanderlei Silva.

A dedicação ao esporte trouxe à apresentadora os benefícios almejados e outros mais. "O muay thai me ensinou que empregar força sem concentração é desperdício. Para tudo na vida", afirma Rafaella. No corpo, as mudanças apareceram não apenas nas pernas como nos braços e glúteos. "A barriga também ficou trincada, porque a força do muay thai está concentrada no abdômen."

Para quem não tem paciência de frequentar a academia, as lutas são um tipo de exercício bem mais dinâmico e animado do que o levantamento de peso. O leque é vasto: além do muay thai, há boxe, jiu-jítsu, judô, caratê, aikidô, tae kwon do, krav magá, capoeira, luta greco-romana... Nas páginas seguintes, você vai encontrar uma série que reúne movimentos de várias lutas.

Nocaute nas gorduras
O paulista Demian Maia, campeão mundial de jiu-jítsu e lutador do UFC, elaborou um treino para mulheres inspirado em movimentos de MMA. Tal qual num ringue, o programa foi elaborado em rounds de 5 minutos. Siga o treino duas ou três vezes por semana, em dias intercalados. Antes de cada série, pule corda por 10 minutos para se aquecer

  TOTAL DE ROUNDS CADA ROUND
1ª semana 3 (com descanso
de 2 minutos entre os rounds)
Faça quantas repetições conseguir dos exercícios do 1º round por 1 minuto. Descanse e faça a mesma coisa no 2º round. Descanse e faça, sem intervalo, os exercícios do 1º e do 2º rounds na sequência, por 30 segundos cada um
2ª semana 3 (com descanso
de 1 minuto e 30 segundos entre os rounds)
Repita a sequência anterior, fazendo o exercício Sombra com um pesinho de 0,5 kg
3ª semana 4 (com descanso
de 1 minuto e 30 segundos entre
os rounds)
Repita a sequência anterior e faça o último round duas vezes, de modo a completar quatro rounds
4ª semana 4 (com descanso
de 1 minuto entre
os rounds)
Repita a sequência anterior

 Fonte



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário