Header Ads

Atuação do Educador Físico na Cardiologia



"Graças ao avanço do conhecimento científico nas áreas de Exercício Físico e Cardiologia, cada vez mais, diferentes organizações da saúde reconhecem a importância da atividade física orientada como forma de prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares e metabólicas, entre outras", afirma o professor Dr. Paulo Rizzo Ramires, Diretor do Departamento de Educação Física e Esporte da SOCESP e Coordenador do Laboratório de Bioquímica da Atividade Motora da Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Embora muitos estudos demonstrem que a melhora do nível de capacidade física de uma população pode ser benéfico para reduzir o risco de doenças cardiovasculares e a mortalidade, ainda precisa ser melhor investigado qual exercício e quanto é mais eficiente para as diferentes doenças, considerando sua natureza multifatorial.

A importância da atuação do profissional de Educação Física e Esporte destaca-se não apenas em equipes multidisciplinares de reabilitação cardiovascular, formadas por cardiologistas, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros, como também em programas de atividades físicas orientados para a melhoria da qualidade de vida de diferentes populações, como crianças e adolescente obesos, adultos com a presença de fatores de risco cardiovascular, como sedentarismo, tabagismo, obesidade, hipertensão, e idosos.

Além disso, a crescente participação da população em eventos esportivos competitivos tem contribuído para uma maior interação entre o cardiologista e o educador físico, tanto na elaboração de programas de treinamento físico como no acompanhamento clínico desses atletas.

O Departamento de Educação Física e Esporte da SOCESP, formado em 1999, por meio de seus eventos, simpósios e publicações, busca discutir e divulgar os avanços do conhecimento científico básico e clínico nas diversas áreas de atuação do educador físico com o objetivo de oferecer suporte teórico e prático para uma boa intervenção nestas áreas. Entre as áreas de atuação do profissional de Educação Física estão avaliação de riscos e triagem para a prática de exercícios físicos, atividades adaptadas às diversas patologias cardiovasculares e condutas de emergência.

"Somente uma atuação em conjunto contribuirá para que cada área profissional desenvolva seu conhecimento específico sobre os benefícios e malefícios da atividade física", observa Paulo Ramirez.

O avanço contribuirá fortemente para que sejam adotadas melhores estratégias de atuação e para que seja efetivamente atingido o tão almejado objetivo de aumentar o nível de atividade física como forma de manutenção e melhoria da saúde populacional.

Fonte


Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário