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Não basta beber água para estar hidratado(a)!




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A hidratação sempre é um assunto importante dentro do âmbito do treinamento desportivo. Até porque se ela não foi feita corretamente pode causar náuseas, câimbras e dores de cabeça e prejudicar o rendimento. E prejudicar o rendimento não é uma coisa que está nos planos de quem tem a melhora da performance como objetivo.

A energia para a prática do exercício físico vem de uma nutrição balanceada que, em sintonia com a hidratação, levam ao bom desempenho do atleta. Os alimentos lançam a energia para os músculos e a hidratação mantém a saúde e as funções básicas do organismo. Desalinhadas, elas podem causar uma sequência de mal-estar como náuseas, câimbras e dores de cabeça. Basicamente, a diferença de atletas de alto rendimento para os amadores está na quantidade de energia que eles gastam. Na hora da alimentação, eles precisam ter a consciência de dividir o prato em partes iguais e consumir em proporções maiores: carboidratos, proteínas e verduras e frutas. E isso varia, claro, de acordo com a modalidade e intensidade do treinamento.

Quem pratica muito exercício ou está em um local de temperaturas elevadas pode associar à ingestão de água as bebidas isotônicas, repletas de eletrólitos, condutores que as células (especialmente de nervos, coração, músculos) utilizam para manter as voltagens ao redor das membranas celulares e para carregar os impulsos elétricos (impulsos dos nervos, contrações musculares) através delas e para outras células.

Para um adulto, a recomendação é de 35ml/kg de peso corporal, ou 2 a 2,5 litros de água por dia. Dependendo da atividade física, esse percentual aumenta. As pessoas precisam de líquidos corretos,  repositores de eletrólitos, que estão nas bebidas esportivas. Quem não está bem hidratado pode sofrer muitos problemas.

Sempre é importante lembrar que o organismo não possui possui reservas de água e por isso ela deve ser reposta para manter a saúde e as funções básicas do organismo. Um erro muito comum é achar que basta beber água para estar hidratado.

Portanto, fez alguma atividade extra, que o seu organismo não está acostumado: Procure repor isso, na forma de hidratação!

Até a próxima!

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Sobre - Educação Físicaa

Professora de Educação Fisica, pós-graduada em Treinamento Desportivo e que tem atuação em Educação Fisica Escolar, Avaliação Fisica e Personal Trainer. Twitter: @educacaofisicaa
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