Header Ads

Exercícios no parque melhoram humor e aumenta a sensação de bem-estar

http://s2.glbimg.com/2Ognv-MzyJwaV1NQ7fb-zudmmeme8hoKvGrqhafGqSdIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/08/17/foto_caminhada_620por400.jpg

Quanto exercício em um ambiente verde produz as maiores mudanças de humor? Um estudo publicado no Environmental Science & Technology tem uma resposta surpreendente: apenas 5 min de atividade física no parque, ou mesmo cuidar das plantas no jardim de casa, são suficientes para trazer benefícios à saúde mental.

Pesquisas já haviam mostrado que malhar em um espaço verde reduz o risco de doenças mentais e aumenta a sensação de bem-estar. Mas, até então, não se sabia quanto tempo as pessoas tinham de gastar nesses ambientes para que os benefícios fossem observados.

"Pela primeira vez fomos capazes de avaliar a dose-resposta para os efeitos da natureza sobre a saúde mental", disseram os pesquisadores. De acordo com eles, ambientes verdes com água, como um lago, trazem mais benefícios ainda.

A pedalada, caminhada e corrida são as principais atividades realizadas em parques de todo o Brasil. Vamos saber um pouco mais sobre elas:

Pedalada

Pedalar é um dos exercícios mais prazerosos e eficientes que existe. Além de aliviar a tensão, a atividade intensifica o condicionamento físico, aumenta a resistência muscular e ajuda na queima calórica. E se a pedalada for no parque, todos esses efeitos podem ser potencializados. Vento, curvas e elevações são elementos que podem gerar mais esforço.

Se não bastassem os benefícios físicos, a sensação de bem-estar também é maior quando se pedala em meio a uma área de vegetação e ar puro. A paisagem agradável e o contato com a natureza estimulam os sentidos proporcionando mais prazer e disposição ao praticante.

Contudo, pedalar em um local movimentado exige alguns cuidados. Manter a atenção ao fluxo de pedestres, skates e outras bicicletas é fundamental. Utilizar equipamentos de segurança, como capacete, óculos e luvas, e evitar excesso de velocidade e manobras arriscadas são outras recomendações de segurança. Nunca pedale com fones de ouvido ou falando ao celular. Tenha sempre sua atenção voltada para a pedalada.

Caminhada e corrida 

Assim como pedalar, caminhar ou correr no parque também são atividades revigorantes, principalmente para quem vive nos centros urbanos. Praticar caminhada ou corrida no parque traz motivação e proporciona mais assiduidade à atividade escolhida. Fazer esportes em áreas verdes ajuda a reduzir o stress e a ansiedade acumulados no dia-a-dia. 

Quanto aos ganhos físicos, as diferenças entre se exercitar numa esteira e no parque variam de acordo com uma série de fatores como o tempo de duração da atividade, a velocidade, o tipo de terreno e a utilização correta da musculatura. Mas, se o exercício for feito, por exemplo, no mesmo tempo e velocidade nos dois lugares, o gasto calórico no parque será muito maior.  E caso você frequente o parque só para levar seus filhos ou os cães para passear, saiba que também é possível tirar proveito desse lazer; basta manter um ritmo constante. Isso traz um gasto calórico significativo e ajuda na manutenção e até na perda de gordura corporal.

Mas como todo esporte praticado no parque, a caminhada e a corrida exigem alguns cuidados. Um deles é em relação ao calor. É sempre mais indicado praticar atividade física em ambientes abertos nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde devido às temperaturas mais amenas. Além disso, é importante manter-se hidratado e usar protetor solar. Observar o terreno da pista é outro ponto de atenção. Muitos corredores acabam sofrendo quedas quando o piso do parque é acidentado.

Use e abuse desses locais públicos que são verdadeiras "jóias".




Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário