Header Ads

Exames para inicio de atividade física






Para dar adeus ao sedentarismo, muita gente decide treinar por conta própria. Mas fazer esse tipo de atividade, seja em casa ou na academia, coloca a saúde em risco. Para começar uma vida nova com exercícios, especialistas recomendam antes fazer uma visita ao médico para avaliar sua saúde.

O primeiro passo é ir ao consultório de um clínico geral, que irá prescrever uma série de exames que irão vasculhar o organismo. Os exames vão traçar o perfil do metabolismo, mostrando os níveis de colesterol, glicose e pressão arterial.

Além deles, um teste de esforço vai não somente identificar a capacidade física, mas também checar problemas cardiovasculares. O check-up é uma segurança para quem vai começar a praticar esportes.

Além dos exames (veja mais abaixo), é recomendável ter acompanhamento profissional. Com as facilidades à disposição, como vídeos, revistas e até a própria internet, cresce o número de atletas caseiros. Porém, exercitar-se sozinho, sem a orientação de um profissional, pode provocar sérias lesões.

Um profissional saberá orientar a postura e a forma corretas de levantar um peso e executar um movimento sem danificar a coluna. Na hora do exercício, é fundamental saber como se movimentar para não sacrificar as articulações.

O profissional em Educação Física é o único habilitado a ministrar a prática das atividades físicas. Além de ficar atento aos movimentos executados pelo aluno, ele orientará a respiração correta do movimento.

Veja a seguir os exames que não podem faltar no check-up:

Eletrocardiograma: o exame faz uma espécie de fotografia do coração. Mas como nem sempre mostra o problema do paciente, recomenda-se acrescentar também o teste de esforço ergométrico.

Teste ergométrico: é feito na esteira e acompanhado por um cardiologista por meio de monitoração gráfica, que mostra como o coração se comporta com o esforço.

Exames de sangue: mostram a taxa de glicose no sangue, apontando a existência de diabetes e os níveis de gordura, identificados pelas taxas de colesterol e triglicerídeos.


Você não pode perder:

Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino
100 planos de aulas + 100 atividades de Educação Física Escolar
Drive Virtual de Educação Física

Tecnologia do Blogger.