BNCC na Educação Física: Esportes
Uma das seis unidades temáticas propostas pela BNCC de Educação Física é o Esporte, que contempla todas as práticas corporais mais institucionalizadas, com regras formais e comparações de desempenho entre indivíduos ou grupos que competem entre si. Vôlei, basquete, futebol, arco e flecha, beisebol e críquete são algumas das práticas que podem ser tematizadas dentro desta unidade.
A BNCC coloca os Esportes como uma Unidade Temática da Educação Física e os classifica seguindo alguns critérios como: Cooperação, Interação com o Adversário, Desempenho Motor e Objetivos Táticos da Ação.
A divisão em Categorias dos Esportes na BNCC Educação Física:
ESPORTES DE MARCA: são os esportes onde o resultado é aferido a partir do tempo, da distância ou do peso. Ex.: Atletismo (Corrida, Salto em distância e Levantamento de Peso)
ESPORTES DE PRECISÃO: São aqueles onde o um alvo específico, como no Tiro com Arco ou no Boliche.
ESPORTES DE CAMPO E TACO: são esportes onde o objetivo é rebater a bola a maior distância possível para conquistar território, como no Críquete ou Beisebol.
ESPORTES DE REDE: são esportes onde a bola ou outro objeto deve ser rebatido ou lançado sobre a rede em direção ao campo do adversário.
ESPORTES DE PAREDE: são esportes parecidos com os de Rede, porém não possuem rede e sim uma parede, onde os jogadores se posicionam de frente para parede e rebatem a bola. Ex.: Squash.
ESPORTES DE INVASÃO: são esportes onde o objetivo é infiltrar no campo adversário e levar a bola ou outro objeto até uma meta ou área específica do campo adversário. Ex.: Futsal, Handebol, Basquete, Futebol, Rúgby.
ESPORTES TÉCNICO-COMBINATIVO: são esportes onde a realização de gestos técnicos é o principal instrumento para definir o vencedor. Ex.: Ginástica Artística, Patinação Artística, Nado Sincronizado, Ginástica Rítmica Desportiva.
ESPORTES DE COMBATE: são os esportes de luta, de enfrentamento corporal, tanto de luta agarrada (Jiu-jitsu, Judô), quanto de luta de trocação de golpes (Boxe, Karatê, Taekwondo).
As Habilidades para o Ensino Fundamental são:
1º e 2º ANO – ESPORTES DE MARCA E PRECISÃO
HABILIDADES:
Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.
Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.
3º ao 5º ANO – ESPORTES DE CAMPO E TACO, REDE/PAREDE E INVASÃO
HABILIDADES:
Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.
Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).
6º E 7º ANO – ESPORTES DE MARCA, PRECISÃO, INVASÃO E TÉCNICOS-COMBINATÓRIOS
HABILIDADES:
Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.
Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas.
8º e 9º ANO – ESPORTES DE REDE/PAREDE, DE CAMPO E TACO, DE INVASÃO E DE COMBATE
HABILIDADES:
Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.
Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.
Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.
Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.
Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das demais práticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre.
Para terminar, saiba tudo sobre BNCC na Educação Física com o Curso Desvendando a BNCC na Educação Física. Esse curso fala nas indicações da Base Nacional (BNCC) para o ensino fundamental na Educação Física. Nele, há aulas sobre as unidades temáticas mostrando cada unidade, suas habilidades e atividades que podem ser usadas em cada ano. Saiba mais clicando aqui!
Estamos te dando de graça. Escolha sua área:
Guia Completo para Trabalhar com Esportes
Guia Fisiologia do Exercício Aplicada
Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Post a Comment