BNCC na Educação Física: Danças
A BNCC propõe a Dança como unidade temática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, construindo uma progressão em diálogo com os objetos do conhecimento: Dança no contexto comunitário e regional,
Danças no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
Objetos do Conhecimento
- Danças do contexto comunitário e regional
Habilidades
- Experimentar e fruir diferentes danças do contexto comunitário e regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.
- Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas.
Danças do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental
Objetos do Conhecimento
- Danças do Brasil e do mundo.
- Danças de matriz indígena e africana.
Habilidade
- Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
- Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana.
- Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana.
- Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las.
Práticas Corporais de Danças para 3º ao 5º anos
- samba, baião, valsa, quadrilha, afoxé, catira, bumba-meu- boi, maracatu, xaxado, etc.
Danças no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
Objetos do Conhecimento
- Danças urbanas.
Habilidades
- Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos).
- Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças urbanas.
- Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais.
Práticas Corporais de Danças para 6º e 7º anos
- Rap, funk, break, pagode, Locking, Popping, Hip Hop, Freestyle, House Dance, Krump.
Danças no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
Objetos do Conhecimento
- Danças de salão.
Habilidades
- Experimentar, fruir e recriar danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas.
- Planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão.
- Discutir estereótipos e preconceitos relativos às danças de salão e demais práticas corporais e propor alternativas para sua superação.
- Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das danças de salão, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.
Práticas Corporais de Danças para 8º e 9º anos
- Forró, Samba de Gafieira, Bolero, Soltinho, Salsa, Zouk e Tango Argentino.
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