quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Exercícios complexos exigem treino para não acabar em lesões

http://portalsalutefisio.com.br/uploads/img4e739dfdb86a7.png

Que atividade física é importante e faz bem, todo mundo sabe. No entanto, para adquirir ainda mais benefícios, é preciso buscar exercícios mais completos, que trabalhem todo o corpo e desenvolvam a resistência aeróbia e anaeróbia, o equilíbrio, a força e a potência muscular e a flexibilidade.

Os exercícios funcionais, por exemplo, têm movimentos mais complexos e, por isso, o risco de lesões é muito maior. É preciso prestar muita atenção na hora de realizar os movimentos de exercícios complexos para evitar danos às articulações, principalmente dos ombros, quadris, coluna e joelhos. Em alguns casos,  até se consegue levantar determinado peso, mas se for uma carga muito grande, ela pode não conseguir executar o movimento com perfeição e acaba se machucando.

Por isso, é importante começar progressivamente nessas atividades e para conseguir fazer um exercício complexo, é necessário muito treino para melhorar a coordenação motora e muscular e também o equilíbrio. Esses requisitos são essenciais para quem quer praticar os exercícios funcionais de maneira correta, sem sobrecarregar o corpo.

Vale lembrar, porém, que não são só os funcionais que trazem todos esses benefícios. Diversificar a atividade física, inclusive, é um meio de adquirir cada vez mais ganhos cardiovasculares, respiratórios e musculares.

Para quem não tem a possibilidade de realizar nenhuma atividades mais especifica, segue abaixo dicas de alguns exercícios que também estimulam diferentes músculos do corpo e trabalham o equilíbrio, a coordenação motora e a consciência corporal:

1. Com uma escovinha de bebê ou de dentes, por exemplo, escove a musculatura do rosto e do corpo para estimular as fibras musculares e suavizar linhas de expressão e a tensão.

2. Utilize bolinhas irregulares que são encontradas em lojas de material esportivo e quicam em direções inesperadas. Como essas bolinhas nunca voltam para a pessoa, o exercício exige que ela se desloque rapidamente em diversos planos e no espaço. Com isso, esses movimentos, além de serem divertidos, estimulam o reflexo, aumentam a agilidade e despertam o sistema motor.

3. Para aliviar a articulação do ombro, segure uma laranja com uma mão esticada e, com a outra, segure o ombro. Com a mão esticada, faça o movimento do "8".

4. Coloque um livro no chão, suba em cima dele apenas com a ponta dos pés e mantenha o equilíbrio olhando sempre à frente.

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .