Objetivo
- Ampliar o repertório de brincadeiras tradicionais de pegar. 
Material necessário 
- Livros sobre as brincadeiras de pegar, como:
- Arte de Brincar - Brincadeiras e Jogos Tradicionais (Adriana Friedmann, 216 págs., Ed. Vozes, tel. (24) 2233-9000, 36,60 reais)
- Giramundo e Outros Brinquedos e Brincadeiras dos Meninos do Brasil (Renata Meirelles, 208 págs., Ed. Terceiro Nome, tel. (11) 3816-0333, 63 reais).
- Site Mapa do Brincar.
- Computador com acesso à internet. 
Flexibilização
Ter   um intérprete de Libras é fundamental para que as crianças com   deficiência auditiva participem desta pesquisa. É importante, também,   que os pequenos sejam acostumados, desde cedo, a fazer a leitura   orofacial, para que se comuniquem melhor com os colegas. O uso de   imagens - tanto nos livros, quanto no computador, ajuda as crianças   surdas nesta atividade. Há, também, sites cujos conteúdos são   interpretados em Libras. Se necessário, amplie o tempo de pesquisa para   que a criança conte com a ajuda dos familiares e do educador responsável   pelo atendimento educacional especializado. 
Desenvolvimento
Converse   com os pequenos sobre as brincadeiras de pegar que eles conhecem e   convide-os a conhecer outras, consultando livros e o site recomendado.   Acompanhe o momento, ajudando a turma a manipular o material e a navegar   no site. Destaque a importância de buscar dados históricos e culturais   sobre a diversão. Peça também que conversem com os familiares para   descobrir outras regras e nomes da brincadeira: eles podem mandar   bilhetes. Para socializar as informações, reúna a turma e convide o   grupo a comparar as novidades com as brincadeiras já conhecidas. Quais   as diferenças? Alguma novidade é parecida com as brincadeiras   realizadas? Como são as regras? 
Avaliação 
Observe se as crianças estabelecem relações entre as brincadeiras novas e as já conhecidas.
Estamos te dando de graça. Escolha sua área:
Guia Completo para Trabalhar com Esportes
Guia Fisiologia do Exercício Aplicada
Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .