sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Musculação e alimentação ajudam no aumento da massa muscular

Pode parecer estranho, mas tem muita gente que quer ganhar uns quilinhos a mais. Mas não é de gordura e sim de massa muscular, a chamada massa magra. Você também pode aumentar os músculos e diminuir a gordura do seu corpo.

Nosso corpo é formado por massa magra, que são os músculos, ossos e vísceras, e massa gorda, que é a gordura. Uma é responsável pelos movimentos, e a outra é a nossa reserva de energia. As duas são importantes, desde que na medida certa.

Há uma série de cálculos que definem qual a quantidade ideal de cada uma no corpo. O mais comum é este. "A variação das dobras cutâneas. A gente pega basicamente a gordura corporal da pessoa", diz Thiago Lourenço, especialista em movimento humano da Unicamp.

Nas mulheres, a massa gorda varia de 23% a 32%, e nos homens, de 14% a 25% . "Esteticamente, fica mais bonito quando a pessoa, além de ganhar massa magra, consiga perder também a massa gorda que está recobrindo essa musculatura", afirma Lourenço.

Uma das formas de ganhar massa magra é praticar exercícios físicos. O mais eficiente neste caso é a musculação. Menos repetições e mais carga de peso ajudam a definir melhor a musculatura. Se os treinos forem diários, é importante alternar a parte do corpo trabalhada, porque os músculos precisam de 48 horas para se recuperar.

Para conseguir um bom resultado, você precisa aliar musculação a uma alimentação balanceada e bem específica. Para aumentar o volume da musculatura, o organismo precisa de mais energia.

Por isso, a dieta para ganhar massa magra é normalmente hipercalórica. A primeira dica é se disciplinar e não ficar muito tempo sem comer. De preferência, a cada três horas.

"Não passe fome de jeito nenhum. Se você está treinando, fazendo uma dieta, e mesmo assim você está sentindo muita fome, precisa ter um ajuste, aumentar as calorias. Calorias insuficientes, mesmo fazendo uma musculação para hipertrofia, você corre o risco de ter perda de massa muscular", afirma a nutricionista Cláudia Berton Novais.

A dieta deve priorizar carboidratos, que vão dar a energia para os treinos, e as proteínas, que vão ajudar a dar volume ao músculo. "A combinação arroz e feijão é muito importante para o ganho da massa muscular. Além de serem fornecedores de calorias, de carboidratos, de proteína vegetal, eles se completam nos aminoácidos essenciais", diz Cláudia.


Fonte: G1
 

Espero que você tenha gostado desse texto.

Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Exercícios em Vídeos para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário

Postar um comentário