Uma boa dica para os pais ocupados, que não passam o tempo que  gostariam com os filhos, é adaptar a casa à criança, de modo que ela  tenha espaços que estimule seus movimentos, sugere o professor de  educação física Luciano Basso, doutor da Escola de Educação Física e do  Esporte da USP (Universidade de São Paulo). Isso sem contar que, sempre  que possível, deixar a criança brincar ao ar livre, se movimentando ao  máximo.
- Tem que pensar que tipo de ambiente eu cultivo e construo para meu  filho. No mundo moderno a gente procura o conforto, mas o conforto é  contra o movimento.
Mesmo sem perceber, muitos pais acabam estimulando o sedentarismo nos  filhos por estarem cansados por um dia de trabalho ou para não colocar a  casa abaixo. Isso mesmo quando seus pequenos não têm outro espaço para  brincar, já que não vão à rua por causa da violência.
Para deixar a casa mais apropriada às brincadeiras infantis, veja  abaixo as sugestões do professor para deixar a casa mais adequada aos  pequenos.
- Crie um ambiente para engatinhar: para os bebês  que ainda não andam, os espaços devem ter espaço suficiente para que ele  possa rastejar bastante e interagir com brinquedos.
- Deixe objetos seguros à mão dos bebês: faça  prateleiras ou caixas onde ele possa pegar e guardar os brinquedos.  Assim ele se movimenta tanto na ida, quanto na volta. Claro que os  objetos devem ser feitos com materiais seguros, com tamanho seguro para  evitar que sejam engolidos, inquebráveis e não pontiagudos. O ideal é  que estimulem a manipulação, como chocalhos.
- Brincadeiras com bolinhas: chutar ou pegar o brinquedo e arremessá-lo são bons exemplos de queima energética.
- Crie um espaço para andar, correr, saltitar: se a  criança já andar, crie um ambiente para ele poder se movimentar como bem  quiser, seja correndo ou andando de motoca. Vale emborrachar o piso e  evitar que ele fique escorregadio. Deixe brinquedos sempre por perto.
- Estimule brincadeiras com outras crianças: essas  atividades são indicadas a partir dos quatro anos para mais, como a  brincadeira de bonecas e casinha, dependendo da intensidade. A partir  dos cinco, seis anos, brincadeiras mais ativas como pega-pega e  pique-esconde são bons exemplos de atividade física.
                          Espero que você tenha gostado desse texto.  
                          Estamos te dando de graça. Escolha sua área: 
Guia Completo para Trabalhar com Esportes 
 Guia Fisiologia do Exercício Aplicada 
 Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula 
Ebook Aprendendo com Jogos na Escola 
 Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Nenhum comentário
Postar um comentário