terça-feira, 18 de julho de 2023

Uso do Treinamento Funcional no Voleibol

 


O treinamento funcional é fazer de seu corpo uma ferramenta que produza movimentos mais eficientes, em um processo de aprendizado, desafio e evolução constante. O que determina a dinâmica de tudo que é feito são os objetivos, necessidade reais e o potencial de cada aluno, seja ele um atleta ou um indivíduo sedentário. Tendo como base este conceito, considera-se que o treinamento funcional é um seguimento com boa aplicabilidade para o treinamento esportivo, inclusive para crianças e jovens, embora poucos estudos sobre o tema tenham sido feitos até o momento.


O profissional de educação física saberá indicar os melhores estímulos com foco no que você precisa de fato. Um treino para um jogador de vôlei não é o mesmo de um lutador de jiu jitsu. São práticas e necessidades diferentes que envolvem a performance de cada um.

No Voleibol, que é um esporte que precisa aumentar o salto vertical do atleta de voleibol são imprescindíveis o treinamento da força máxima e da força explosiva. A  força máxima também pode ser beneficiada pelo treinamento da força hipertrófica mas o treinamento funcional com exercícios pliométricos é muito eficiente.

Ele também traz a melhora do recrutamento das unidades motoras que aumenta o desempenho da potência anaeróbica na criança e no adolescente, mostrando que o treino de força também é eficiente para a melhora da capacidade anaeróbica e da agilidade.

O Treinamento Funcional, com todas as suas características, movimentos e princípios, é cada vez mais utilizado na preparação física de esportistas de todos os níveis. Um esporte que ele é muito utilizado é o Voleibol.

O Voleibol é um esporte que exige muito de alguns movimentos que atinge a performance direta do praticante. Com exercícios direcionados para os movimentos específicos do esporte, o Treinamento Funcional pode e DEVE ser utilizado para melhorar momentos do voleibol, como salto vertical ou deslocamentos laterais.

Esse curso traz toda a explicação do Voleibol como esporte e como aplicar o Treinamento Funcional para potencializar o desempenho.  Clique aqui e saiba mais

Até a próxima!


Espero que você tenha gostado desse texto.

Estamos te dando de graça. Escolha sua área:
Guia Completo para Trabalhar com Esportes
Guia Fisiologia do Exercício Aplicada
Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Objetivos dos Jogos na Educação Física



Acredita-se que, pela escola ser uma instituição social, o ambiente escolar é um meio que influencia, produz ou reproduz, os processos de construção do sujeito. E assim o jogo é um importante caminho no processo educativo do indivíduo, com potencial para aproximar atividades e o comportamento das pessoas, no que diz respeito a condições básicas à liberdade, a separação nos limites de tempo e espaço estabelecidos e a regulamentação.

No jogo pode-se notar duas perspectivas, pode-se jogar competitivamente e jogar cooperativamente. O jogo independente de ser competitivo ou cooperativo abrange conhecimentos diferenciados quanto à importância da prática de atividades físicas.

 A maneira como o jogo é aplicado aos alunos, é o que define a contribuição que ele pode oferecer. Se trabalhado de uma maneira correta, ressaltando os valores pedagógicos proporcionando divertimento e experiências formativas para a cidadania ou de uma forma obscura levando ao desentendimento dos alunos e a valorização do "melhor".

Através do jogo, temos como objetivos:
  • desenvolver capacidades físicas: agilidade, velocidade, força, equilíbrio, coordenação motora, orientação espaço-temporal.
  • desenvolver destrezas motoras de locomoção: correr, saltar, saltitar, esquivar e suas combinações.
  • desenvolver destrezas motoras manipulativas: lançar, receber, rebater, conduzir, driblar, chutar e suas possíveis combinações.
  • desenvolver o trabalho em equipe.
  • desenvolver a capacidade de reflexão e tomada de decisões estratégias. Aprender a fazer a leitura do jogo, para então tomar as decisões individuais e em grupo.
  • desenvolver o respeito às regras, colegas de equipe e adversários.
  • desenvolver a concentração e foco, independente do momento que esteja passando no jogo.
  • estimular que a criança aprenda a lidar com resultados bons e ruins, frente a si mesmo, frente a seus colegas de equipe e adversários.

Não precisa ser expert em Educação Física para reconhece a importância da aplicação de qualquer tipo de jogo nas nossas aulas. 

O jogo é uma excelente ferramenta para estudantes e professores de Educação Física aplicarem em suas aulas. E como temos vários tipos de jogos, seja qual for o objetivo eles podem ser colocados nas aulas.


O MANUAL JOGANDO QUE SE APRENDE vai te dar materiais excepcionais para você utilizar o jogo como se deve. 

"Jogando que se aprende" traz um ebook falando de todos os jogos, seus tipos, classificação, formas de jogar e os 3 tipos de jogos mais usados dentro da Educação Física. Fala sobre Jogos Eletrônicos, Online, Tabuleiro, Cartas... É um arsenal de informações! 


Espero que você tenha gostado desse texto.

Estamos te dando de graça. Escolha sua área:
Guia Completo para Trabalhar com Esportes
Guia Fisiologia do Exercício Aplicada
Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .