sábado, 4 de março de 2023

Tipos de Periodização na Musculação



A periodização de treino é fundamental para ter resultados e melhorar a performance em qualquer atividade física, inclusive a musculação.

Os ciclos da periodização estão divididos em macrociclo, mesociclo e microciclo, veja a seguir as características de cada um desses momentos.

Macrociclo -  é divido em três etapas: preparatória, competitiva e transitória, cada uma dessas etapas são compostas por períodos de treinamento menores, chamados de mesociclos.

Mesociclo -Tem duração de duas a seis semanas, com objetivos bem definidos e específicos. Contém cinco fases: preparatória geral preparatória especial, treinamento pré-competitivo imediato e transitório.

No mesociclo, os treinos são organizados com base em cada etapa, com o objetivo desenvolver habilidades mais gerais até técnicas avançadas.

Microciclo - é a menor unidade e dura de uma a quatro semanas. A união de todos os microciclos dão origem aos mesociclos.

Para trabalharmos com estímulos dentro das sessões de treinamentos, temos os modelos de periodização, que é a forma como as cargas serão colocadas nos ciclos de treinamento. Veja como  funcionam.

1) Modelo clássico

Proposto na década de 50 pelo russo Matveev e ainda é bastante usado. Ele é baseado em três fases:

Preparatório - atleta busca sua melhor forma física com um treinamento mais geral, focado em ganhos de força, resistência e agilidade, e do treino específico, em que são trabalhadas características do esporte escolhido.

Competição - há aumento da intensidade e volume dos treinos e atinge seu auge, buscando a estabilização para a competição.

Transição - existe um período de recuperação em que o atleta diminui a intensidade e a quantidade dos treinos.

2) Modelo modular

Nesse modelo, a ênfase maior é no treino específico voltado para o objetivo do aluno, seja esporte ou resultados na academia.

Ele vai trabalhar pontos fundamentais para um bom desempenho no esporte, entretanto, deixa de trabalhar outras habilidades, como força e agilidade, por exemplo.

3) Modelo pendular

Proposto por Arosiev e Kalinin, em 1971, como uma adaptação ao de Matveev. mas não existe divisão em três fases, mas, sim, em diversos microciclos. Com isso, há revezamento entre preparação geral e específica, o que garante uma boa condição o ano todo.

Quando termina o macrociclo, o atleta há um aumento no volume dos treinos específicos enquanto o treinamento geral diminui. Apesar das diversas habilidades técnicas serem trabalhadas, há o risco de estabilização dos resultados.

4) Modelo de periodização em blocos

É uma visão crítica ao modelo clássico. No modelo de periodização por blocos, além das habilidades gerais, são estimuladas a técnica e a tática do atleta.

No entanto, não há blocos isolados, eles trabalham as habilidades paralelamente a outras. Primeiro, as competências físicas são priorizadas, em seguida, as habilidades competitivas e, por último, são as competições em que todas as habilidades devem ser reforçadas.

Apesar de ser uma proposta ampla, corre-se o risco de o atleta não conseguir desenvolver satisfatoriamente todas as competências.

5) Modelo ondulatório

Nesse último modelo, são utilizadas diversas formas de estímulos. Há alteração na carga e na intensidade constantemente, afetando diretamente o tipo de exercício. O modelo ondulatório é bastante utilizado em treinos de musculação, pois o atleta apresenta ganhos de forma rápida.



Para Hipertrofia

Na hipertrofia, é necessário organizar vários elementos e iniciar pelo período básico de periodização, nessa fase o macrociclo pode durar de dois a quatro meses e o objetivo é criar resistência geral, flexibilidade, força, coordenação motora, além de desenvolver outras habilidades!

Nesse momento de preparação, é criada a base para estímulos mais intensos, assim como a verificação dos pontos fracos para a melhora dos resultados.

Aprender a trabalhar com vários aspectos da Musculação te fará um profissional mais reconhecido.

Como toda modalidade, a musculação tem caminhos para fazer o seu aluno ter melhor resultado. o ebook Trabalhe com Musculação esse ebook traz conteúdo para o estudante e profissional de Educação Física trabalhar com Musculação com eficiência e segurança. Clique aqui para saber mais!
 

Espero que você tenha gostado desse texto.

Estamos te dando de graça. Escolha sua área:
Guia Completo para Trabalhar com Esportes
Guia Fisiologia do Exercício Aplicada
Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Um comentário:

  1. Incrível como são vastas as possibilidades do treino de musculação. É simples, mas ao mesmo tempo muito amplo!

    ResponderExcluir