terça-feira, 20 de dezembro de 2022

BNCC na Educação Física: Esportes de Aventura



Os esportes de aventura exploram as práticas corporais em um ambiente desafiador, seja na natureza ou na cidade, envolvendo correr, escalar, pular, saltar, escorregar e qualquer atividade considerada de risco.

A BNCC não indica os Esportes de Aventura para alunos do 1º ao 5º no Ensino Fundamental, não há referências para eles. Porém, nada impede que o professor utilize atividades direcionadas nessa faixa etária.

6º e 7º ano - Aventura: práticas corporais de aventura urbanas.

As Habilidades:

  • (EF67EF18): experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.
  • (EF67EF19): identificar os riscos durante a realização de práticas corporais de aventura urbanas e planejar estratégias para sua superação.
  • (EF67EF20): executar práticas corporais de aventura urbanas, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços.
  • (EF67EF21): identificar a origem das práticas corporais de aventura e as possibilidades de recriá-las, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas.

  • 8º e 9º ano - Aventura: práticas corporais de aventura na natureza.

  • (EF89EF19): experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura na natureza, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental.
  • (EF89EF20): identificar riscos, formular estratégias e observar normas de segurança para superar os desafios na realização de práticas corporais de aventura na natureza.
  • (EF89EF21): identificar as características (equipamentos de segurança, instrumentos, indumentária, organização) das práticas corporais de aventura na natureza, bem como suas transformações históricas.

  • Para terminar, saiba tudo sobre BNCC na Educação Física com o Curso Desvendando a BNCC na Educação Física.  Esse curso fala nas indicações da Base Nacional (BNCC) para o ensino fundamental na Educação Física. Nele, há aulas sobre as unidades temáticas mostrando cada unidade, suas habilidades e atividades que podem ser usadas em cada ano. Saiba mais clicando aqui!

    Espero que você tenha gostado desse texto.

    Estamos te dando de graça. Escolha sua área:
    Guia Completo para Trabalhar com Esportes
    Guia Fisiologia do Exercício Aplicada
    Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
    Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
    Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

    segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

    BNCC na Educação Física: Lutas






    Estando na BNCC e nos antigos PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais) as lutas devem ser inseridas nas aulas de educação física escolar. Elas devem ser inseridas nas aulas de forma lúdica, prazerosa, respeitando sempre a individualidade de cada aluno prezando sempre pelo ensino além do gesto técnico, visando o ensino de valores, respeito e ética.

    Lutas na Educação Física Escolar no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental

    A BNCC não sugere nenhuma prática corporal de Luta para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Porém, o professor pode aplicá-las, se necessário achar conveniente.

    Lutas na Educação Física do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental

    Objetos do Conhecimento

    Lutas do contexto comunitário e regional
    Lutas de matriz indígena e africana

    Habilidade de Lutas do 3º ao 5º anos

    Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana.
    Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.
    Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais.

    Conteúdos de Lutas para 3º ao 5º anos - Capoeira, Luta Marajoara, Huka-huka, Cabo de guerra, Arco e flecha, Xikunahity (Futebol de cabeça), Rõkrã.

    Lutas na Educação Física no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental

    Objetos do Conhecimento

    Lutas do Brasil

    Habilidade de Lutas no 6º e 7º anos

    Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.
    Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil, respeitando o colega como oponente.
    Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnico-táticos, indumentária, materiais, instalações, instituições) das lutas do Brasil.
    Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.

    Conteúdos de Lutas no 6º e 7º anos - Capoeira, Luta Marajoara, Jiu-jitsu brasileiro, Caratê Machida, Maculelê, Tarracá, Vale Tudo, Aipenkuit, Esgrima Crioula, Huka-huka, Idjassú.

    Lutas na Educação Física no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

    Objetos do Conhecimento

    Lutas do mundo

    Habilidade de Lutas no 8º e 9º anos

    Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.
    Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.
    Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais lutas, valorizando e respeitando as culturas de origem.

    Conteúdos de Lutas no 8º e 9º anos - Judô, Caratê, Boxe, Muay Thai, Luta Olímpica, Sambo, Kung-fu, Kickboxing, Aikido e Taekwondo.

    Para terminar, saiba tudo sobre BNCC na Educação Física com o Curso Desvendando a BNCC na Educação Física.  Esse curso fala nas indicações da Base Nacional (BNCC) para o ensino fundamental na Educação Física. Nele, há aulas sobre as unidades temáticas mostrando cada unidade, suas habilidades e atividades que podem ser usadas em cada ano. Saiba mais clicando aqui!

    Espero que você tenha gostado desse texto.

    Estamos te dando de graça. Escolha sua área:
    Guia Completo para Trabalhar com Esportes
    Guia Fisiologia do Exercício Aplicada
    Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
    Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
    Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

    domingo, 18 de dezembro de 2022

    BNCC na Educação Física: Danças



    A BNCC propõe a Dança como unidade temática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, construindo uma progressão em diálogo com os objetos do conhecimento: Dança no contexto comunitário e regional,

    Danças no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental

    Objetos do Conhecimento

    • Danças do contexto comunitário e regional

    Habilidades

    • Experimentar e fruir diferentes danças do contexto comunitário e regional (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.
    • Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas.

    Danças do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental

    Objetos do Conhecimento

    • Danças do Brasil e do mundo.
    • Danças de matriz indígena e africana.

    Habilidade

    • Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
    • Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana.
    • Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana.
    • Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las.

    Práticas Corporais de Danças para 3º ao 5º anos

    • samba, baião, valsa, quadrilha, afoxé, catira, bumba-meu- boi, maracatu, xaxado, etc.

    Danças no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental

    Objetos do Conhecimento

    • Danças urbanas.

    Habilidades

    • Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos).
    • Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças urbanas.
    • Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais.

    Práticas Corporais de Danças para 6º e 7º anos

    • Rap, funk, break, pagode, Locking, Popping, Hip Hop, Freestyle, House Dance, Krump.

    Danças no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

    Objetos do Conhecimento

    • Danças de salão.

    Habilidades

    • Experimentar, fruir e recriar danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas.
    • Planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão.
    • Discutir estereótipos e preconceitos relativos às danças de salão e demais práticas corporais e propor alternativas para sua superação.
    • Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das danças de salão, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.

    Práticas Corporais de Danças para 8º e 9º anos

    • Forró, Samba de Gafieira, Bolero, Soltinho, Salsa, Zouk e Tango Argentino.
    Para terminar, saiba tudo sobre BNCC na Educação Física com o Curso Desvendando a BNCC na Educação Física.  Esse curso fala nas indicações da Base Nacional (BNCC) para o ensino fundamental na Educação Física. Nele, há aulas sobre as unidades temáticas mostrando cada unidade, suas habilidades e atividades que podem ser usadas em cada ano. Saiba mais clicando aqui!


    Espero que você tenha gostado desse texto.

    Estamos te dando de graça. Escolha sua área:
    Guia Completo para Trabalhar com Esportes
    Guia Fisiologia do Exercício Aplicada
    Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
    Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
    Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

    quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

    BNCC na Educação Física: Ginásticas




    Sabemos que as ginásticas formam um grupo amplo de práticas corporais, desta forma, a BNCC adotou uma classificação especifica para abordar este conteúdo nos diversos anos de escolarização. Sendo assim, a ginástica pode ser encontrada dividida em 3 grupos:

    1) Ginásticas Geral;

    A Ginástica Geral é uma prática corporal não competitiva, que envolve possibilidades de expressão corporal, acrobáticas, de interações sociais e de compartilhamento de aprendizagem.

    A Ginástica Geral pode ser constituída de exercícios no solo, no ar (saltos), em aparelhos (trapézio, corda, fita elástica), de maneira individual ou coletiva, e combinam um conjunto variado de movimentos corporais como piruetas, rolamentos, paradas de mão, pontes, pirâmides humanas etc.


    2) Ginásticas de Condicionamento Físico;

    As Ginásticas de Condicionamento Físico são caracterizadas pelos exercícios físicos voltados para melhora do condicionamento físico, melhora da condição física e modificação da composição corporal.

    Também é característica da Ginástica de Condicionamento Físico as sessões planejadas de séries e repetições de exercícios com intensidade e frequência definidas.


    3) Ginásticas de Conscientização Corporal.

    As Ginásticas de Conscientização Corporal caracterizam-se por movimentos lentos e suaves, melhora da condição postural e/ou a conscientização de exercícios respiratórios, com o objetivo de melhorar a percepção do próprio corpo.

    Alguns exemplos são a biodança, a bioenergética, a eutonia, a antiginástica, o Método Feldenkrais, a ioga, o tai chi chuan, a ginástica chinesa, entre outros.


    Importante lembrar que as Ginásticas Competitivas (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, etc.) foram consideradas como práticas esportivas, sendo assim, agrupadas aos esportes, junto com outras modalidades técnico-combinatórias.

    Ginástica no Ensino Fundamental

    A BNCC Educação Física, na Unidade Temática Ginástica, propõe as seguintes habilidades para o Ensino Fundamental.

    Ginástica no 1º e 2º Ensino Fundamental

    Objeto do Conhecimento

    • Ginástica Geral

    Habilidades de Ginástica no 1º e 2º ano Ensino Fundamental:

    • Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.
    • Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.
    • Participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.

    Ginástica do 3º ao 5º ano Ensino Fundamental

    Objeto do Conhecimento

    • Ginástica Geral

    Habilidades de Ginástica do 3º ao 5º ano Ensino Fundamental:

    • Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.
    • Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.

    Ginástica no 6º e 7º Ensino Fundamental

    Objeto de Ensino

    • Ginástica de Condicionamento Físico

    Habilidades de Ginástica no 6º e 7º ano Ensino Fundamental:

    • Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas pela sua prática.
    • Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.
    • Diferenciar exercício físico de atividade física e propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar.

    Ginástica no 8º e 9º Ensino Fundamental

    Objetos de Ensino

    Ginástica de Condicionamento Físico e de Conscientização Corporal.

    Habilidades de Ginástica no 8º e 9º ano Ensino Fundamental:

    • Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.
    • Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando aforma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.).
    • Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.
    • Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos.
    • Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
    Para terminar, saiba tudo sobre BNCC na Educação Física com o Curso Desvendando a BNCC na Educação Física.  Esse curso fala nas indicações da Base Nacional (BNCC) para o ensino fundamental na Educação Física. Nele, há aulas sobre as unidades temáticas mostrando cada unidade, suas habilidades e atividades que podem ser usadas em cada ano. Saiba mais clicando aqui!

    Espero que você tenha gostado desse texto.

    Estamos te dando de graça. Escolha sua área:
    Guia Completo para Trabalhar com Esportes
    Guia Fisiologia do Exercício Aplicada
    Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
    Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
    Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

    terça-feira, 13 de dezembro de 2022

    BNCC na Educação Física: Esportes




    Uma das seis unidades temáticas propostas pela BNCC de Educação Física é o Esporte, que contempla todas as práticas corporais mais institucionalizadas, com regras formais e comparações de desempenho entre indivíduos ou grupos que competem entre si. Vôlei, basquete, futebol, arco e flecha, beisebol e críquete são algumas das práticas que podem ser tematizadas dentro desta unidade.

    A BNCC coloca os Esportes como uma Unidade Temática da Educação Física e os classifica seguindo alguns critérios como: Cooperação, Interação com o Adversário, Desempenho Motor e Objetivos Táticos da Ação.

    A divisão em Categorias dos Esportes na BNCC Educação Física:

    ESPORTES DE MARCA: são os esportes onde o resultado é aferido a partir do tempo, da distância ou do peso. Ex.: Atletismo (Corrida, Salto em distância e Levantamento de Peso)
    ESPORTES DE PRECISÃO: São aqueles onde o um alvo específico, como no Tiro com Arco ou no Boliche.
    ESPORTES DE CAMPO E TACO: são esportes onde o objetivo é rebater a bola a maior distância possível para conquistar território, como no Críquete ou Beisebol.
    ESPORTES DE REDE: são esportes onde a bola ou outro objeto deve ser rebatido ou lançado sobre a rede em direção ao campo do adversário.
    ESPORTES DE PAREDE: são esportes parecidos com os de Rede, porém não possuem rede e sim uma parede, onde os jogadores se posicionam de frente para parede e rebatem a bola. Ex.: Squash.

    ESPORTES DE INVASÃO: são esportes onde o objetivo é infiltrar no campo adversário e levar a bola ou outro objeto até uma meta ou área específica do campo adversário. Ex.: Futsal, Handebol, Basquete, Futebol, Rúgby.
    ESPORTES TÉCNICO-COMBINATIVO: são esportes onde a realização de gestos técnicos é o principal instrumento para definir o vencedor. Ex.: Ginástica Artística, Patinação Artística, Nado Sincronizado, Ginástica Rítmica Desportiva.
    ESPORTES DE COMBATE: são os esportes de luta, de enfrentamento corporal, tanto de luta agarrada (Jiu-jitsu, Judô), quanto de luta de trocação de golpes (Boxe, Karatê, Taekwondo).

    As Habilidades para o Ensino Fundamental são:

    1º e 2º ANO – ESPORTES DE MARCA E PRECISÃO

    HABILIDADES:

    Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.
    Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.

    3º ao 5º ANO – ESPORTES DE CAMPO E TACO, REDE/PAREDE E INVASÃO

    HABILIDADES:

    Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.
    Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).

    6º E 7º ANO – ESPORTES DE MARCA, PRECISÃO, INVASÃO E TÉCNICOS-COMBINATÓRIOS

    HABILIDADES:

    Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
    Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.
    Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas.

    8º e 9º ANO – ESPORTES DE REDE/PAREDE, DE CAMPO E TACO, DE INVASÃO E DE COMBATE

    HABILIDADES:

    Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
    Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.
    Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.
    Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.
    Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.
    Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das demais práticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre.

    Para terminar, saiba tudo sobre BNCC na Educação Física com o Curso Desvendando a BNCC na Educação Física.  Esse curso fala nas indicações da Base Nacional (BNCC) para o ensino fundamental na Educação Física. Nele, há aulas sobre as unidades temáticas mostrando cada unidade, suas habilidades e atividades que podem ser usadas em cada ano. Saiba mais clicando aqui!

    Espero que você tenha gostado desse texto.

    Estamos te dando de graça. Escolha sua área:
    Guia Completo para Trabalhar com Esportes
    Guia Fisiologia do Exercício Aplicada
    Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
    Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
    Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

    segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

    BNCC na Educação Física: Brincadeiras e Jogos

     


    Nós já sabemos que o professor Educação Física é especialista na motricidade humana, atendendo às expressões do movimento corporal de acordo com aspectos sociais, históricos e culturais da sociedade. Com relação às atividades físicas, suas responsabilidades são: diagnosticar, definir procedimentos, ministrar, orientar, desenvolver, identificar, planejar, coordenar, supervisionar, lecionar, assessorar, organizar, dirigir e avaliar.

    Falando em BNCC na Educação Física, uma das seis unidades temáticas  é Brincadeiras e Jogos. Ela é praticada com atividades exercidas de forma voluntária, em um determinado tempo e espaço, com regras criadas e alteradas pelo grupo, com obediência às regras que foram combinadas coletivamente, além disso, é característica dessa atividade a apreciação do ato de brincar em si.

    Resumindo, são atividades voluntárias realizadas em grupos, para fins de recreação e lazer, em que os participantes criam regras comuns para todos. Caracterizam expressões culturais e a possibilidade de aprender sobre a convivência social.

    Observando Brincadeiras e Jogos como Unidade Temática, temos a seguinte classificação:

    1º e 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    OBJETOS DO CONHECIMENTOS: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional

    HABILIDADES:

    Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
    Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.
    Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.
    Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.

    3º ao 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    OBJETOS DO CONHECIMENTOS: Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo
    Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana.

    HABILIDADES:

    Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
    Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.
    Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.
    Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.

    6º e 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    OBJETOS DO CONHECIMENTO: Jogos eletrônicos

    HABILIDADES:

    Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.
    Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.

    8º e 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Não há sugestão de Brincadeiras e Jogos para o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Isso não quer dizer que não pode ser utilizado, só que a BNCC não coloca como aplicação, prefere outras unidades temáticas.

    Para terminar, saiba tudo sobre BNCC na Educação Física com o Curso Desvendando a BNCC na Educação Física.  Esse curso fala nas indicações da Base Nacional (BNCC) para o ensino fundamental na Educação Física. Nele, há aulas sobre as unidades temáticas mostrando cada unidade, suas habilidades e atividades que podem ser usadas em cada ano. Saiba mais clicando aqui!


    Espero que você tenha gostado desse texto.

    Estamos te dando de graça. Escolha sua área:
    Guia Completo para Trabalhar com Esportes
    Guia Fisiologia do Exercício Aplicada
    Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
    Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
    Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

    domingo, 4 de dezembro de 2022

    Como achar um bom treinador de Crossfit




    Escolher um bom coach é essencial para seu treinamento de crossfit. Afinal de contas, ele será o responsável por sua aprendizagem e periodização de treino, cuidando da sua saúde no esporte o tempo todo.

    Mas primeiro vamos entender um pouco sobre essa modalidade. O CrossFit é uma marca registrada e apenas academias afiliadas, conhecidas por "box", podem oferecer essa modalidade. Esse programa de treinamento inclui: exercícios abdominais, agachamentos, flexões, corrida, saltos, levantamento de pesos, etc.

    Sempre em alta intensidade e em constantes variações entre 10 aptidões físicas:

    1. Capacidade cardiorrespiratória
    2. Força
    3. Stamina
    4. Flexibilidade
    5. Velocidade
    6. Potência
    7. Coordenação
    8. Agilidade
    9. Equilíbrio
    10. Precisão

    A primeira coisa que você deve verificar é se ele(a) tem formação em um curso de educação física. Também deve possuir o CREF validado (documento emitido pelo Conselho Regional de Educação Física do registro profissional). Exercer a função de coach (treinador) sem este registro é ilegal. Casos assim, quando flagrados por agentes de fiscalização do CREF, são encaminhados à polícia e se enquadram na lei de contravenção (o assunto é sério e já gerou muita polêmica recentemente).

    No entanto, apenas uma formação acadêmica não é suficiente, já que muitos dos cursos de educação física não abordam o crossfit em sua grade. O profissional precisa ter no mínimo o curso da CrossFit Inc. Level 1, com alguns anos de experiência treinando e ensinando a modalidade.

    Hoje, a empresa CrossFit oferece cursos até o Level 4, nível exigido pela CrossFit Inc. para o reconhecimento como coach. Quem possui até o nível 3 é classificado como trainer pela empresa americana.

    Ainda existe um detalhe importante sobre a nomenclatura dos boxes. O nome CrossFit é uma marca registrada no mundo todo e não pode ser usada gratuitamente por qualquer ginásio. Boxes afiliados pagam pelo uso do nome CrossFit; todos os outros devem usar nomenclaturas similares, como cross training, MMT (modalidades mistas de treinamento) e treino funcional. Usar o nome Cross Fit (com espaço) também é ilegal pela lei da similaridade.

    Portanto, converse com o profissional que está lhe oferecendo o treinamento e pergunte sobre sua experiência na modalidade. Geralmente, o profissional certificado exibe o diploma da CrossFit na parede do box. Além disso, o site https://map.crossfit.com/ mostra os afiliados (você pode procurar por cidade).

    Diante do valor de US$ 3 mil por ano para renovar a afiliação, alguns boxes optaram por se tornar um centro de treinamento de MMT e perderam o direito de usar o nome CrossFit. Porém, isso não significa que o local e seus profissionais perderam necessariamente qualidade.

    A OPÇÂO: CROSS TRAINNING

    O cross training é uma atividade cada vez mais difundida e apreciada em academias de fitness. Ele permite que aqueles que desejam aumentar rapidamente a sua condição física geral através de diferentes exercícios realizados em um tempo determinado. Os atletas o usam especialmente para continuar a reduzir seus pontos fracos e se prepararem para suportar as fases mais intensas do treinamento.

    DICA PARA PROFISSIONAIS

    Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo) - Este conteúdo foi elaborado como auxílio para acadêmicos e professores de Educação Física que pretendem trabalhar com seus alunos e clientes, podendo ser individualmente ou na parte coletiva , com atividades físicas voltadas para a promoção de bem estar, saúde, emagrecimento e ganho de massa muscular. Saiba mais clicando aqui!


    Com ajuda daqui

    Espero que você tenha gostado desse texto.

    Estamos te dando de graça. Escolha sua área:
    Guia Completo para Trabalhar com Esportes
    Guia Fisiologia do Exercício Aplicada
    Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
    Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
    Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

    sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

    Como fazer um bom bloqueio no Voleibol




    O bloqueio no Voleibol, para muitas pessoas, tem apenas o objetivo de marcar um ponto no ataque do adversário. Mas essa não é a unica função desse fundamento no Voleibol.

    O bloqueio é a ação para interceptar qualquer ataque da equipe adversária que salta na net com os braços levantados olhando diretamente devolver a bola para o adversário, ou na sua falta, agitar o tribunal frente para induzi-lo a tomar a bola fora dos limites de jogo.

    No bloqueio pode participar até três jogadores (os três da frente) para aumentar as chances de interceptação. Também será importante aqui ajuda a segunda linha para recuperar a bola quando um bloqueio sem êxito. Uma das opções que o atacante é precisamente saltar jogar a bola com força diretamente contra o bloqueio buscando a bola bater no bloqueio e ficar fora do alcance dos defensores.

    São finalidades do bloqueio:

    Deter ou amortecer a bola vinda do adversário
    Reduzir as áreas de ataque
    Dificultar a ação do atacante

    Algumas recomendações para o aumento da eficiência deste fundamento:
    1. Use a passada correta e o tipo de bloqueio adequado
    2. Observe as ações táticas e características individuais do adversário
    3. Procure chegar a tempo no ponto de ataque e use o tempo certo
    4. Não tente advinhar
    5. Desloque-se próximo à rede
    6. Nos bloqueios coletivos cuide basicamente de sua área de responsabilidade
    7. Lembre-se que mesmo não tocando na bola, você estará reduzindo as áreas de defesa
    8. Use as mesmas referências que seus companheiros para a tomada de decisão
    Quer enriquecer suas aulas de Voleibol? Conheça o guia Voleibol 300+, com mais de 300 exercícios de Voleibol e o Curso online Como Montar Treinos de Voleibol: Da Iniciação ao Alto Rendimento - Com VÍDEOS e APOSTILAS.
    Espero que você tenha gostado desse texto.

    Estamos te dando de graça. Escolha sua área:
    Guia Completo para Trabalhar com Esportes
    Guia Fisiologia do Exercício Aplicada
    Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
    Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
    Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .