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Capacidade coordenativa no Basquetebol + atividades




O desenvolvimento das capacidades coordenativas em jogos de esportes coletivos é muito importante. Através deles, demos aos nossos alunos uma maior variedade de movimentos, que é muito importante no melhor aprendizado do gesto motor.

Acredito que o Basquete é uma das quatro mais praticadas nas aulas de educação física escolar no país. Então, vamos a alguns exemplos de atividades de ensino que podem ajudar a coordenação de movimentos:

Dançar com bolas conforme a música;
Balançar-se num banco sueco, lançar e pegar uma bola;
Jogo da sombra com o colega quicando uma bola;
Balançar-se num banco sueco e conduzir uma bola;
Circundução simultânea dos braços ou em sentido contrário;
Lançar uma bola para cima e pegá-la após um giro completo sobre o eixo longitudinal;
Andar paralelo a uma linha reta e simultaneamente cruzar os braços, abrir e fechar pernas e pés.

As capacidades coordenativas também podem ser desenvolvidas através de atividades. Vamos a algumas: 

BOLA QUENTE:

Objetivo: Desenvolver a coordenação e a destreza do aluno durante a execução desta atividade.

Organização Inicial: Dividir os alunos em grupos de iguais números de participantes com 01 bola em cada grupo.

O professor colocará os alunos na quadra e os disporá em forma circular em equipes. Depois, escolherá um jogador, como lançador, que ficará no centro de cada circulo.

Os alunos começam a brincadeira girando o circulo e o lançador irá jogando a bola a cada jogador, enquanto correm, e estes devem devolve-la aos lançador.

Considerando-se vencedora aquela equipe que, conseguir fazer em menos tempos um trajeto estipulado pelo professor.

RAPOSA E ESQUILO:

Objetivo: Desenvolver a agilidade e coordenação do aluno durante a execução desta atividade.

Organização Inicial: O professor organiza os alunos pela quadra, colocando-os em forma circular. Utiliza-se para esta atividade 02 bolas ou mais.

O jogo consiste em circular a 1º bola através dos companheiros, onde o companheiro passará a bola para o seu colega da direita e assim sucessivamente; Quando a bola estiver percorrido cinco voltas, o professor colocará a 2º bola, que terá que alcançar a 1º bola enquanto esta se locomove. A 1º bola é o esquilo e a 2º é a raposa que perseguirá o esquilo.

Poderá ser colocada varias bolas perseguidoras em movimento.

MOSCA TONTA:

Objetivo: Coordenação viso – manual (controle e precisão no lançamento), hábitos de arremessar e receber a bola, agilidade, força e cortesia.

Organização Inicial: O professor deverá colocar os alunos em um circulo e escolher um dos jogadores para ficar no interior do circulo como o "mosca tonta". Utilizar uma bola.

Ao sinal de iniciar, o jogador que tem a posse da bola, lança-a a outro a sua frente, fazendo que ela cruze o centro da roda. O que está no centro da roda tenta apoderar-se dela, saltando, correndo de um lado para o outro, sem tocar o jogador que está com bola. Se o jogador que esta no centro, conseguir pegá-la, trocará de lugar com o que arremessou e este vai para o centro e será a "mosca tonta".

CHAMADA DA RODA:

Objetivo: Desenvolver a habilidade de lançar a bola para o alto e pegá-la, cooperação, cortesia, rapidez (velocidade) de reação e honestidade.

Organização Inicial: O professor deverá disponibilizar os alunos em forma de circulo numerando-os e um no centro do circulo. Utilizando uma bola leve.

O aluno que estiver ao centro com a bola na mão, chama m numero e lança a bola para o alto. O Jogador chamado deverá apanhar vindo do alto sem tocar o chão. Se não conseguir apanhar a bola ira para o centro do circulo e fará a chamada de um próximo numero.

BOBINHO DUPLO:

Objetivo: Desenvolver a agilidade e a concentração.

Organização Inicial: Dividir a turma em dois círculos com números iguais de participantes, um em cada lado da quadra, não muito próximos. O número (1) um de um círculo corresponderá ao número (1) um do outro e assim sucessivamente. Utilizará duas bolas.

Cada circulo terá uma bola que os alunos passarão entre si. Quando o Professor anunciar um numero, como por exemplo , numero (3) três, os alunos de cada circulo cujo os números foram anunciados deverão deixar seu circulo e tentar pegar a bola do circulo vizinho. O aluno que conseguir pegar a bola primeiro marca um ponto para a sua equipe. A atividade continua até que todos os números forem anunciados.

ACERTA O ALVO:

Objetivo: Arremesso e pontaria.

Organização Inicial: Varias bolas de meia e um anteparo com um orifício no centro. O anteparo dever ser colocado a uma distância de mais ou menos três metros do grupo.

Os alunos de posse das bolas de meia, deverão arremessa-las, tentando atingir o orifício. Cada aluno que conseguir atingir o orifício com a bola marcará cinco pontos para o seu grupo.

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