Treinamento Funcional para o Quadril

O quadril é uma articulação que faz parte da cintura pélvica e essa estrutura é muito importante para o movimento. Isso porque faz a ligação entre membros inferiores e parte superior do corpo.
Ou seja, a cintura pélvica é responsável por anular forças, como a força solo e força do peso normal. Ela também é responsável por transferir forças entre as cinturas para possibilitar a realização do movimento. Sem os movimentos fisiológicos da cintura pélvica as cadeias cinéticas ficam prejudicadas.
Além disso, os movimentos e até a posição estática do quadril tem forte influência sobre a postura do indivíduo. Desta forma, quando lidarmos com um desvio postural também precisamos realizar a avaliação do quadril.
O treinamento funcional para quadril é um grande aliado tanto para a mobilidade, tanto para o fortalecimento da região. Por isso, pessoas que realizam este treinamento possuem maior desempenho nas atividades diárias.
Realizando os exercícios de funcional para quadril, o aluno coopera também para o ganho de condicionamento físico, o que também auxilia para o desempenho desportivo.
Fora esses, existem outros benefícios de se praticar treinamento funcional para quadril como:
- Desenvolve a performance ocupacional
- Aprimora as atividades cotidianas diárias
- Tonifica a musculatura da região
- Melhora a flexibilidade, coordenação motora, agilidade e equilíbrio
- Melhora a postura
- Auxilia para o emagrecimento
- Treina a propriocepção assim auxiliando para o aumento da consciência corporal
- E uma aula dinâmica, o que motiva sua pratica
- Previne de lesões da região
O Treinamento Funcional para quadril é uma maneira de reabilitar a articulação através dos princípios funcionais que já conhecemos e adoramos. Os padrões de movimento ensinam o corpo a se mover da melhor forma para prevenir lesões e dores durante a movimentação do dia a dia.
O corpo é incapaz de compreender movimentos como uma ativação de músculo de cada vez. Além disso, precisamos treinar o corpo para que ele consiga adotar padrões mais adequados e evitar as compensações que certamente existem.
Os exercícios corretivos para tratamento de quadril devem ser focados em aliviar a dor e também simular movimentos diários, como saltos, marchas e corridas. Quem tiver um aluno atleta deve aproveitar para corrigir movimentos esportivos que possivelmente causariam uma lesão.
Perceba que uso alguns exercícios tipicamente do Treinamento Funcional. Um bom exemplo é o afundo, que ajuda a trabalhar a mobilidade do quadril de maneira similar a como ela acontece na marcha. O exercício também é ótimo para trabalharmos musculaturas envolvidas nessa movimentação.
Quando você trabalha o treinamento funcional para quadril com o seu aluno, é importante que você tenha em mente os objetivos dele, para que assim, ele possa conquistar os resultados com eficácia.
Conheça o Programa de Certificação Completa de Excelência em Quadril
Estamos te dando de graça. Escolha sua área:
Guia Completo para Trabalhar com Esportes
Guia Fisiologia do Exercício Aplicada
Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
Post a Comment