Há muitas lesões no Crossfit? Em que parte do corpo elas acontecem?
Além do mau aquecimento ou da má execução de exercícios, o desconhecimento sobre as exigências da modalidade ou uma fraca condição física são outro dos fatores determinantes no contexto da lesão. Numa rotina onde se trabalha oito horas por dia e essas oito horas são passadas sentados à secretária, tirar 40 minutos de uma hora de almoço para fazer um treino de alta intensidade como é o CrossFit, por vezes não é boa ideia
Um estudo publicado pelo Journal of Sports Medicine and Physical Fitness (EUA) e realizado com 117 praticantes de crossfit mostrou que a possibilidade dos praticantes se machucarem é menor do que em outros tipos de atividades físicas.
Em 12 semanas de acompanhamento, a incidência de lesões foi de 2,1 por 1.000 horas de treino. Segundo os autores, essa média é aceitável, principalmente em relação aos benefícios que o CrossFit proporciona.
Mas e quando se tem a lesão? Quais são as partes do corpo que mais se lesiona? A probabilidade de lesão é muito maior para atletas que não têm postura, amplitudes de movimentos e ou flexibilidade. Assim, as lesões mais comuns de acontecerem na prática desta modalidade concentram-se especialmente nos seguintes grupos:
Lesão no ombro
As articulações dos ombros e omoplatas sofrem mais facilmente lesões uma vez que são músculos estabilizadores do impacto. Quando os peitorais e os deltoides se esforçam para manter o ombro na posição correta, o stress resultante pode levar ao culminar numa inflamação dolorosa.
Lesão na lombar
Realizou um mau agachamento? É o suficiente para que sinta uma tensão na lombar e se desenvolva uma lesão que lhe irá afetar a postura no dia-a-dia. A maioria dos iniciados têm um core fraco e quando fazem movimentos complexos como o agachamento, não o ativam, irradiando a maiores tensões para a zona lombar.
Lesão no joelho
Sentiu um estalar no joelho? Normalmente provem de movimentos olímpicos mal executados como o cleanou exercícios pliométricos aos quais o aluno não está habituado. O centro de gravidade dos atletas deve estar ao máximo para trás, de forma a não sobrecarregar o peso nos joelhos. O Crossfit pressupõe que as amplitudes articulares estejam regularizadas, mas, com o tempo, o desuso destas articulações acabam por perder as suas amplitudes.
Estamos te dando de graça. Escolha sua área:
Guia Completo para Trabalhar com Esportes
Guia Fisiologia do Exercício Aplicada
Guia Prático de Exercícios de Psicomotricidade para a Sala de Aula
Ebook Aprendendo com Jogos na Escola
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Post a Comment