Header Ads

Exemplos e Jogos que trabalham Psicomotricidade








A psicomotricidade nas aulas de educação física pode auxiliar na aprendizagem escolar, contribuindo para um fenômeno cultural que consiste de ações psicomotoras exercidas sobre o ser humano de maneira a favorecer comportamentos e transformações.

É, sobretudo, visando a possibilidade de compreensão da importância de se inserir conhecimentos da Psicomotricidade nas aulas de educação física com o intuito de auxiliar na aprendizagem global dos alunos.

A psicomotricidade oportuna as crianças condições de desenvolver capacidades básicas, aumentando seu potencial motor, utilizando movimento para atingir aquisições mais elaboradas, com as intelectuais, ajudariam a sanar essas dificuldades.

Jogos e Atividades para Educação Física Escolar

Os jogos lúdicos exercem total influência na vida dos pequenos, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento infantil.

Veja alguns exemplos:

Pular corda com colegas
Os movimentos feitos durante essa brincadeira extremamente prazerosa é responsável por estimular a coordenação motora grossa. Como todos sabem, os braços, as pernas e os pés são os maiores beneficiados.

Amarelinha
A atividade promove o desenvolvimento dos movimentos e do raciocínio lógico da criança. A amarelinha é essencial na vida de um pequeno, mas é importante salientar que antes dos 5 anos o pequeno não tem ainda tanta firmeza nas pernas. É aconselhável, então, que somente crianças maiores brinquem.

Jogar bola
Nada mais válido que estimular a prática de jogos lúdicos que fazem parte da infância de muita gente. O ato de jogar bola tem total influência no desenvolvimento dos músculos e do corpo inteiro. Lembrando que qualquer brincadeira que envolva bola, não só o futebol.

Colorir
Toda criança adora colorir e esta atividade é muito importante para o desenvolvimento da coordenação motora e da percepção da criança com o espaço em que está inserida. Uma folha de papel e uma caixa de lápis de cor são ótimos componentes também para o estímulo a criatividade do pequeno.

Jogos lúdicos em plataformas digitais
Os smartphones, tablets e outras tantas ferramentas digitais são essenciais para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos pequenos. Há diversos aplicativos voltados justamente para essas questões pedagógicas e, claro, para a psicomotricidade também.

Benefícios para a vida toda
Além de fazer bem para a psicomotricidade, tais atividades podem significar um ganho imensurável na vida de uma pessoa, pois elas desenvolvem também a interação social. Uma criança que pratica essas brincadeiras tende a fortalecer sua percepção das coisas que estão ao redor e ser mais feliz. Outro detalhe que vale a pena frisar é quanto à coordenação do corpo.

Quer ter  diversos jogos e atividades para serem desenvolvidas na Educação Física Escolar ou também para outros meios recreativos? Clique aqui e saiba mais!



Você não pode perder:

Entre nos grupos de WHATSAPP
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Tecnologia do Blogger.