Header Ads

Saiba mais sobre a Avaliação Neuromotora



Os aspectos neuromotores são essenciais para a saúde e funções fisiológicas. É bem verdade que poucas pessoas morrem por falta de flexibilidade ou força diminuídas. No entanto, muitas pessoas sofrem de problemas lombares crônicos e diminuição da força muscular com o envelhecimento, isto associado, é claro à carência de atividade física (POLLOCK, 1986), tornando-se visível a importância de exercícios regulares para manutenção do aspecto neuromuscular, ou seja, flexibilidade, força e resistência muscular localizada.

É utilizada para avaliar a flexibilidade, a força e a resistência muscular localizada de cada indivíduo. É realizada para avaliar com precisão a capacidade do grupo muscular de diferentes partes do corpo.


A força é medida por meio de um equipamento chamado de dinamômetro. Para testar a resistência, o aluno é submetido a certos exercícios, como abdominais ou flexões de braço. O número de repetições em função do tempo é o que determinará a sua resistência.

O teste de flexibilidade é utilizado para determinar a capacidade de amplitude de cada movimento. O resultado indica o quanto os músculos da pessoa conseguem se estender.

A flexibilidade é específica para cada articulação e movimento. Este é o pressuposto básico que deve reger os testes que têm por objetivo medir e avaliar esta qualidade física. Ao mencionarmos a avaliação da flexibilidade ligada à Aptidão Física relacionada à saúde, devemos imaginar um teste de fácil Aplicação e execução que envolva um grande grupo de articulações, sabendo ainda que a função muscular normal requer uma extensão de movimento mantida em todas as articulações.

De forma geral, podemos dizer que:

A avaliação da flexibilidade é importante para o exame físico, o qual permite ao professor de Educação Física, ou profissional da saúde, avaliar o nível da capacidade física do indivíduo, as disfunções musculares ou articulares, predisposições a patologias do movimento e os avanços no treinamento ou na recuperação funcional.

A avaliação neuromotora é crucial para o direcionamento do aluno para os exercícios corretos. Assim, será possível melhorar certos resultados, como flexibilidade, força e resistência. Além disso, esse teste é útil para um melhor aproveitamento de atributos físicos positivos que a pessoa talvez já tenha.

Se você quiser aprimorar seus estudos na area de Avaliação Física, é recomendável que conheça o Curso de Avaliação Física Total para Treinamento Individualizado do Viajando pela Fisiologia. Clique aqui!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário