Header Ads

Diferença entre Cross e Treinamento Funcional








Treinamento Funcional e o Cross são atividades em alta entre os praticantes de atividade física. Mas você sabe a diferença entre eles?

O treinamento funcional é uma forma diferente de praticar a musculação. Nessa modalidade, os alunos focam o treino em movimentos como agachar, empurrar e puxar, tirando a tensão de musculaturas como bíceps, peitorais e quadríceps. A prática é recomendada para as pessoas em busca de um corpo atlético, mas sem excesso de músculos. O treinamento funcional pode ser praticado por qualquer pessoa.

O principal objetivo da modalidade é a melhoria das condições físicas do corpo (como força, potência, resistência, agilidade, coordenação e equilíbrio), utilizando o grupo de musculaturas responsáveis pela estabilização e sustentação do tronco.

Tipos de treinamento funcional

Qualquer série específica para o aluno pode ser denominada treino funcional. Podem se alternar circuitos, saltos, giros, pilates, agachamentos e aparelhos que auxiliem nos exercícios. Uma das apostas das celebridades são as atividades suspensas para secar a barriga. Com equipamentos especiais, os movimentos são feitos no ar, com o peso do próprio corpo, e isso garante um trabalho muscular muito mais intenso.

O treino funcional trabalha os músculos de forma integrada, e não isolada.

Já o Cross é um programa de treinamento de força e condicionamento físico desenvolvido para melhorar a competência do indivíduo em todas as tarefas físicas. É sabido que o cross trabalha as 10 capacidades físicas do corpo: força, velocidade, potência, coordenação, agilidade. O CrossFit é orientado para o resultado, baseando-se em três princípios:

Movimentos Funcionais – movimentos utilizados que se aproximam muito dos nossos movimentos diários, recrutando vários grupos musculares em um único movimento.

Alta Intensidade – utilizada para que tenhamos melhor condicionamento físico.

Variação constante – com movimentos variados driblamos a rotina e nos preparamos para a infinidade de tarefas que a vida nos apresenta. A combinação destes princípios trabalha as 10 aptidões físicas do indivíduo: resistência cardiorrespiratória, resistência física muscular, força, flexibilidade, agilidade, velocidade, potência, coordenação, precisão e equilíbrio, melhorando, assim, a qualidade de vida de quem pratica.

Qual é a principal diferença entre Cross e Treino funcional?

A intensidade. O treino funcional é recomendado para as pessoas em busca de um corpo atlético, mas sem excesso de músculos.

O Cross é uma modalidade ótima para quem quer ter definição muscular. Para ser considerado Cross, o treino, além de ser funcional, deve ser em alta intensidade e constantemente variado. 

Importante: O nome CrossFit é uma marca registrada no mundo todo e não pode ser usada gratuitamente por qualquer ginásio. Por isso, é muito usado o nome Cross trainning ou apenas Cross.

Para o praticante que quer usar uma das duas modalidades, o importante é praticar uma atividade física regularmente, respeitando seus limites.


DICA PARA PROFISSIONAIS

Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo) - Este conteúdo foi elaborado como auxílio para acadêmicos e professores de Educação Física que pretendem trabalhar com seus alunos e clientes, podendo ser individualmente ou na parte coletiva , com atividades físicas voltadas para a promoção de bem estar, saúde, emagrecimento e ganho de massa muscular. Saiba mais clicando aqui!


Você não pode perder:

Entre nos grupos de WHATSAPP
Planos de aulas e atividades para Educação Física Escolar
Treinamento Funcional 200 Exercícios - Aprenda Montar Seu Treino

Tecnologia do Blogger.