Header Ads

Cuidados para usar Exercícios de Treinamento Suspenso


A Suspensão é uma forma de treinamento que une equilíbrio e coordenação motora a fim de garantir um melhor condicionamento físico tanto em alunos iniciantes quanto em alunos profissionais. Os exercícios de suspensão trabalham com a  resistência corporal, equilíbrio e exigem uma grande força corporal do praticante.

Benefícios da fita de suspensão

– Aumento da força em geral

– Pode ser utilizada para a realização de exercícios isolados, multiarticulares e integrados

– Pode auxiliar no aumento da mobilidade

– É de fácil transporte

– Múltiplas funções - pilates, treinamento funcional, fitness

– Custo relativamente baixo

– Melhora da postura

– Melhora do equilíbrio

– Auxilia no emagrecimento

– Define o corpo

Os exercícios com fitas de suspensão são perfeitamente seguros para todos os seus alunos. Só tome alguns cuidados antes e durante a realização do movimento.

Comecemos falando sobre a preparação do aluno. Mesmo que existam exercícios iniciantes para fazer com o equipamento, ele ainda inclui um elemento de instabilidade. Alguém que é incapaz de fazer o movimento numa base estável certamente apresentará compensações na base instável.

Sabe aquele seu aluno que não consegue fazer uma prancha convencional? Ele não está preparado para fazer uma prancha nas fitas de suspensão. Antes de colocá-lo no equipamento faça um trabalho preparatório de fortalecimento e estabilização de Core.

Assim você evita compensações na hora dos exercícios que podem ser prejudiciais para o aluno.

O aquecimento antes de exercícios suspensos avançados também deve ser cuidadoso. Você quer um aluno pronto para realizar os movimentos com perfeição, então comece com versões mais simplificadas para ter certeza.

Por fim, sempre observe seu aluno e dê as instruções corretas. Ele deve saber como facilitar ou dificultar seus exercícios através de ajustes na posição do corpo. Vá mostrando como fazer os movimentos para melhorar ainda mais seu desempenho e sempre tome cuidado com compensações.

Quanto mais perto da fadiga estiver o corpo, mais provável será que ele vai compensar. Isso exige um olhar atento do instrutor que deseja garantir a segurança do aluno e eficiência do exercício.

Tomando todos esses cuidados você conseguirá usar o treinamento suspenso com qualquer um dos seus alunos. Mesmo que ele seja um idoso ou alguém lesionado.

O melhor curso!

O melhor curso para aprender a trabalhar com fitas de suspensão é VOLL Suspension. Ele foi desenvolvido por profissionais da Fisioterapia e da Educação Física, com prática e teoria sempre alinhadas: oferecemos para nossos alunos um material didático GRATUITO para consulta. Além disso, você terá acesso à plataforma do aluno, com 80 exercícios bônus além do curso VOLL Suspension. Clique aqui!



Conheça os Manuais para Professor de Educação Física
Tenha Atividades para Aulas de Educação Física
Trabalhe com Educação Física
Segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Nenhum comentário